Responsável golpista detido na Bolívia

O go­ver­nador do de­par­ta­mento de Santa Cruz, Fer­nando Ca­macho, de ex­trema-di­reita, um dos ins­ti­ga­dores do vi­o­lento golpe de Es­tado de 2019 contra o pre­si­dente cons­ti­tu­ci­onal Evo Mo­rales, foi de­tido e en­contra-se sob prisão pre­ven­tiva.

Fer­nando Ca­macho foi um dos prin­ci­pais ins­ti­ga­dores do vi­o­lento golpe de Es­tado de 2019

A po­lícia da Bo­lívia de­teve, a 28 de De­zembro, o go­ver­nador do de­par­ta­mento de Santa Cruz, Fer­nando Ca­macho, um dos chefes da ex­trema-di­reita bo­li­viana. Um tri­bunal de La Paz or­denou a sua prisão pre­ven­tiva, por quatro meses, que já está a ser cum­prida, no es­ta­be­le­ci­mento pri­si­onal de Chon­cho­coro, pró­ximo da ca­pital.

De­corre, en­tre­tanto, uma in­ves­ti­gação sobre os factos que con­du­ziram ao golpe de Es­tado e ao afas­ta­mento do então pre­si­dente Evo Mo­rales, em No­vembro de 2019.

Ca­macho está a ser in­ves­ti­gado no quadro do pro­cesso de­no­mi­nado Golpe de Es­tado I, que re­fere o seu con­luio com po­lí­ticos da di­reita e che­fias po­li­ciais e mi­li­tares para levar a cabo o golpe. Em re­sul­tado dessa cons­pi­ração, foi im­posto na Bo­lívia um go­verno de facto, em 2019-2020, res­pon­sável pela re­pressão de ma­ni­fes­ta­ções po­pu­lares que de­fen­diam a ordem de­mo­crá­tica. A re­pressão gol­pista ori­ginou os mas­sa­cres de Sa­caba e Sen­kata, cau­sando 38 mortos e cen­tenas de fe­ridos, além de mi­lhares de vi­o­la­ções dos di­reitos de­mo­crá­ticos.

Após a de­tenção de Ca­macho, ma­ni­fes­tantes em La Paz e El Alto exi­giram «jus­tiça e prisão» para o go­ver­nador, pelo seu en­vol­vi­mento no golpe de Es­tado que depôs o pre­si­dente cons­ti­tu­ci­onal Evo Mo­rales e o subs­ti­tuiu pela gol­pista Je­a­nine Áñez.

Em Santa Cruz, a ex­trema-di­reita or­ga­nizou ac­ções contra a prisão do go­ver­nador, com ata­ques a efec­tivos po­li­ciais e des­truição de pro­pri­e­dade pú­blica, in­cluindo o in­cêndio de edi­fí­cios do Es­tado e de au­to­mó­veis.

Pro­nun­ci­ando-se sobre a si­tu­ação, o ex-pre­si­dente Evo Mo­rales, hoje di­ri­gente do Mo­vi­mento Ao So­ci­a­lismo (MAS), força po­lí­tica que sus­tenta o ac­tual go­verno da Bo­lívia, de­sejou «fir­meza» na de­cisão da Jus­tiça de pro­cessar o im­pul­si­o­nador do golpe de 2019. «Fi­nal­mente, de­pois de três anos, Luis Fer­nando Ca­macho res­pon­derá pelo golpe de Es­tado que de­rivou em roubos, per­se­gui­ções, de­ten­ções e mas­sa­cres pelo go­verno de facto. Con­fi­amos que esta de­cisão será man­tida com a fir­meza exi­gida pelo clamor de jus­tiça do povo», es­creveu Evo Mo­rales na rede so­cial Twitter.




Mais artigos de: Internacional

Amílcar Cabral, um precioso legado para uma luta que continua

Os pró­ximos dois anos cons­ti­tuirão um opor­tuno e im­por­tante mo­mento para as­si­nalar di­versas datas sig­ni­fi­ca­tivas da vida e luta de Amílcar Ca­bral, no­me­a­da­mente a do seu cen­te­nário, em 12 de Se­tembro de 2024.

Combater as desigualdades para construir o Brasil da Esperança

Cen­tenas de mi­lhares de pes­soas ru­maram a Bra­sília no pri­meiro dia do ano para par­ti­cipar na to­mada de posse de Lula da Silva como Pre­si­dente do Brasil. No seu dis­curso, o novo Chefe de Es­tado bra­si­leiro de­finiu como «grande marca» do go­verno que agora inicia fun­ções o com­bate a todas as formas de de­si­gual­dade.

Reforçar a luta e a unidade contra a ocupação da Palestina

Várias expressões da resistência palestiniana apelam ao reforço da luta e da unidade após a chegada ao poder de um novo governo em Israel, o mais à direita da história do país. «Como advertimos anteriormente, o governo encabeçado por Benjamim Netanyahu incrementará os seus ataques de um modo sem precedentes contra o...

Independência, a única solução

O 16.º Congresso da Frente Polisário, representante do povo sarauí, vai reunir-se entre os dias 13 e 17 deste mês, sob o lema «Intensificar a luta para expulsar o ocupante e impor a soberania». Lema que, face à persistência da ocupação marroquina, confirma a opção dos sarauís de retorno à via armada, último recurso para...