PCP denuncia fraude com crédito na Madeira

Após a re­a­li­zação da Co­missão Par­la­mentar de Inqué­rito às fa­lhas na ope­ra­ci­o­na­li­zação da linha de cré­dito às em­presas da Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira (RAM) afec­tadas pela epi­demia de COVID-19, foi pos­sível iden­ti­ficar a fraude que aquela cons­ti­tuiu. Com efeito, apurou-se que não cor­res­pondeu ao ob­jec­tivo de apoiar o te­cido em­pre­sa­rial, jus­ta­mente por não ter em conta as suas es­pe­ci­fi­ci­dades, de­nun­ciou, no início deste ano, o de­pu­tado do PCP na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva da RAM, Ri­cardo Lume.

No ba­lanço, o eleito co­mu­nista lem­brou que mi­lhares de em­presas da Re­gião, so­bre­tudo micro e pe­quenas, não se pu­deram can­di­datar à Linha de Cré­dito IN­VEST RAM COVID-19, cujo pro­pó­sito ur­gente era, de­ta­lhou, as­se­gurar a ma­nu­tenção dos postos de tra­balho através de au­xí­lios às ne­ces­si­dades pre­mentes de te­sou­raria. «Logo à par­tida foram ex­cluídas 82,5% das em­presas da Re­gião», isto porque sendo uni­dades de pe­quena di­mensão ou de cariz fa­mi­liar, a mai­oria dos tra­ba­lha­dores são si­mul­ta­ne­a­mente só­cios.

Contas feitas às ex­cluídas à par­tida e às que, tendo sido aceites as can­di­da­turas, viram ne­gados os apoios, so­mente 8,4 por cento das em­presas be­ne­fi­ci­aram da re­fe­rida linha de cré­dito, pros­se­guiu Ri­cardo Lume, que cri­ticou, igual­mente, o facto de «uma parte sig­ni­fi­ca­tiva das em­presas que foram apoi­adas serem de sec­tores de ac­ti­vi­dade que não ti­veram im­pactos sig­ni­fi­ca­tivos de­vido às me­didas res­tri­tivas im­postas du­rante a crise sa­ni­tária».

«Se esta linha de cré­dito ti­vesse, efec­ti­va­mente, sido des­ti­nada às micro e pe­quenas em­presas e ex­clu­si­va­mente aos sec­tores de ac­ti­vi­dade que foram afec­tados pela pan­demia, pro­va­vel­mente teria sido pos­sível salvar postos de tra­balho e em­presas», as quais, aca­baram por «en­cerrar por falta de apoio pú­blico, des­truindo o sus­tento de muitas fa­mí­lias», con­cluiu, ainda Ri­cardo Lume.





Mais artigos de: PCP

Quem faz o País avançar merece respeito

Em­penho com a luta por mais e me­lhores sa­lá­rios foi o com­pro­misso que o Se­cre­tário-geral do PCP re­a­firmou aos tra­ba­lha­dores da Eugster & Frismag, em Torres Ve­dras, du­rante uma acção de con­tacto na pas­sada sexta-feira.

Direcção executiva do SNS quer diluir saúde em Ovar

In­te­grar o Hos­pital de Ovar numa even­tual Uni­dade Local de Saúde da Re­gião de Aveiro (ULS-RA), como pre­tende impor a nova di­recção exe­cu­tiva do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (SNS), é con­trária ao in­te­resses da po­pu­lação, de­nuncia a Co­missão Con­ce­lhia do PCP.

Deputados do PCP na rua com a luta

No dia 5, os enfermeiros do serviço de urgência do Hospital do Espírito Santo, em Évora, fizeram greve e manifestaram-se junto à entrada daquela unidade de saúde. Em causa estão as condições de trabalho a que estão sujeitos e a falta de recursos humanos, de tal forma gritante que a equipa de...

Tomar a iniciativa e avançar para a luta

«A partir do momento em que nos começamos a envolver são muitas as questões que se esclarecem sobre os diversos problemas que enfrentamos e as dificuldades que sentimos. O nosso envolvimento político e a nossa acção são uma grande força», afirma Bianca, 23 anos, natural de Oeiras e arquitecta de profissão. Militante da...

Cultura em protesto por reforço dos apoios

Cen­tenas de pro­fis­si­o­nais e agentes das artes e cul­tura con­cen­traram-se, ontem de manhã, frente a As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR), em de­fesa do re­forço dos apoios sus­ten­tados às artes.