- Nº 2564 (2023/01/19)

Não à NATO, sim à Paz exige-se em Nova Iorque

Internacional

Centenas de manifestantes da cidade de Nova Iorque e de áreas vizinhas realizaram no sábado, 14, uma concentração e um desfile contra a participação dos Estados Unidos da América em guerras no mundo.

Os manifestantes mostraram-se contra a expansão da NATO e pediram a paz na Ucrânia, criticando as enormes despesas militares dos EUA na guerra neste país da Europa e o anúncio da Casa Branca de proporcionar a Kiev mais baterias de mísseis terra-ar Patriot.

«Estamos aqui hoje porque opomo-nos à expansão sem fim da NATO, que é não só desnecessária como perigosa e agressiva», afirmou um dos promotores da manifestação. Em vez de intensificar a guerra e enviar mais armas para a Ucrânia, Washington deveria sentar-se à mesa de negociações e reconhecer que a Rússia tem preocupações legítimas de segurança, acrescentou.

No protesto condenou-se a entrega pela administração norte-americana de milhares de milhões de dólares para financiar a guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo que há um milhão de pessoas sem casa nos EUA, as escolas têm verbas insuficientes para funcionar e muitas famílias declaram-se falidas por não poderem pagar as despesas com Saúde. O dinheiro público deveria ser investigado na ajuda aos norte-americanos necessitados e não no financiamento da guerra e do militarismo, acrescentou-se.