Ice Merchants faz história no cinema português
Segundo a lista divulgada no dia 24, a curta-metragem de animação Ice Merchants, de João Gonzalez, foi nomeada para os Óscares. Esta é a primeira vez que um filme de produção portuguesa integra os nomeados, na categoria de melhor curta-metragem de animação, para os prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
A curta-metragem é o terceiro filme de João Gonzalez, que assina a realização e a banda sonora do filme e divide a animação com a polaca Ala Nunu. Tem produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e co-produção francesa e britânica.
Para além de Ice Merchants, na corrida para uma nomeação estavam também O homem do lixo, de Laura Gonçalves, e O lobo solitário, de Filipe Melo.
A curta-metragem de João Gonzalez também foi nomeada, no dia 17, para a categoria de melhor curta-metragem dos prémios Annie, considerados os Óscares do cinema de animação.
De acordo com a Agência da Curta-Metragem, Ice Merchants, que estreou em 2022 na Semana da Crítica no Festival de Cinema de Cannes, já passou por mais de uma centena de festivais de cinema, obteve 44 prémios e foi visto por 8425 espectadores.