- Nº 2570 (2023/03/2)

Cinema português soma prémios

Aconteceu

Por estes dias, três filmes portugueses foram distinguidos com galardões em festivais internacionais. Em Berlim, na 73.ª edição de um dos mais importantes festivais de cinema, a longa-metragem «Mal Viver», de João Canijo, venceu o Urso de Prata para prémio do júri. Assinale-se que o realizador este presente no certame com «Mal Viver» e a sequela que complementa o filme, «Viver Mal», patente na secção Encontros do certame.

Já na 50.ª edição dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos EUA, que decorreram em Los Angeles, o filme «Ice Merchants», do realizador português João Gonzalez, ganhou o primeiro prémio na categoria de curta-metragem.

Segundo a Lusa, o filme de João Gonzalez, que se encontra em exibição nas salas portuguesas, está também na corrida para os Óscares, a entregar a 12 de Março, indicado para melhor curta-metragem de animação, numa nomeação inédita para uma produção portuguesa.

Finalmente, «Posso olhar por ti», do realizador Francisco Lobo Faria, foi reconhecido como a melhor longa-metragem internacional no Festival de Cinema de Calcutá, na Índia. Acresce que o filme vai estrear no circuito Australiano, algo inédito para uma produção portuguesa.