China e Rússia reforçam cooperação estratégica

As conversações entre os presidentes Xi Jinping e Vladimir Putin, nesta semana, em Moscovo, vão contribuir para consolidar a cooperação estratégica entre a China e a Rússia e impulsionar os laços bilaterais entre as duas potências.

China e Rússia apelam a que se evite a confrontação entre blocos

Durante a visita do presidente da China à Rússia, entre os dias 20 e 22, Xi Jinping e Vladimir Putin subscreveram uma declaração conjunta sobre o reforço da associação integral e da cooperação estratégica. Aprovaram também um documento acerca do desenvolvimento da colaboração económica entre os dois países, até 2030, em áreas fundamentais.

A declaração conjunta, rubricada na terça-feira, 21, no Kremlin, assegura que os laços entre os dois países entram numa nova era e alcançam o nível mais alto da sua história, com um desenvolvimento sustentado graças aos esforços de ambas as partes. Concluída após dois dias de conversações entre as delegações da China e da Rússia, a declaração ratifica que as suas relações não têm um carácter de bloco nem de confrontação e «não se dirigem contra terceiros países».

Pequim e Moscovo destacam que esses vínculos não estão sujeitos a influências externas e demonstram «vitalidade e energia positiva». E acrescentam que os intentos de substituir os princípios e as normas geralmente aceites do direito internacional por uma «ordem baseada em regras» são «inaceitáveis».

A China e a Rússia consideram que para resolver o conflito na Ucrânia é necessário evitar a confrontação entre blocos e a incitação ao conflito, assim como respeitar as preocupações legítimas de todos os países no campo da segurança. O texto manifesta que a China e a Rússia estão convencidas de que não pode haver vencedores numa guerra nuclear e esta nunca deve ser desencadeada.

Nesse sentido, ambos os países dizem sentir-se seriamente preocupados pelos planos da aliança militar AUKUS, formada por Estados Unidos da América, Reino Unido e Austrália, de construir submarinos nucleares e afirmam a necessidade de serem cumpridos, rigorosamente, os compromissos de não proliferação de armas de destruição massiva. Insistem ainda que a NATO respeite a soberania, a segurança e os interesses, a diversidade de civilizações, histórica e cultural dos diferentes países. As duas partes mostraram preocupação pelas actividades militares e biológicas dos EUA e exigem esclarecimentos a esse propósito.

Também instam as potências nucleares a não deslocar este tipo de armamento para fora dos seus territórios nacionais e a retirar as já instaladas no estrangeiro, defendendo que Washington acelere a eliminação do seu arsenal de armas químicas.

Na declaração conjunta, a China e a Rússia opõem-se às tentativas de organização das ditas «revoluções coloridas» e à ingerência externa nos assuntos da Ásia Central.

Os dois rejeitam as tentativas de certos países de converter o espaço exterior num cenário de confrontação armada e opor-se-ão a actividades dirigidas a lograr a superioridade militar e a utilizar o espaço para operações militares.

Em paralelo, advogam uma investigação objectiva, das explosões nos gasodutos Nord Stream.

Um elemento importante da declaração é o tema energético, em relação ao qual as duas partes comprometem-se a proteger conjuntamente a segurança energética internacional e a estabilidade das cadeias de produção e de fornecimento de energia.

A Rússia valoriza positivamente a posição chinesa sobre a questão ucraniana, enquanto a China aprecia a disposição da Rússia de iniciar negociações, ao mesmo tempo que ambos crêem que devem respeitar-se os objectivos e princípios da Carta das Nações Unidas, assim como o direito internacional.

Moscovo reafirma ainda o princípio de «uma só China» e ratifica a sua oposição às tentativas de promover o separatismo no território chinês de Taiwan.

Acordo Arábia Saudita-Irão

Xi Jinping chegou à Rússia dias após a China ter mediado o reatamento de relações diplomáticas entre a Arábia Saudita e o Irão. Num acordo assinado no dia 10 em Pequim, ambos os países concordaram em «retomar as relações diplomáticas e reabrir embaixadas e missões dentro de dois meses». O acordo foi anunciado depois de ambas as partes se terem reunido durante vários dias na capital chinesa para ultrapassarem as divergências.

Este acordo abre boas perspectivas para solucionar a guerra no Iémen e reduzir as tensões na região. Os EUA não tiveram outra opção que não a de saudar o acordo, mas mesmo assim de modo vago, desvalorizando o seu impacto e significado.




Mais artigos de: Internacional

TPI é mais uma operação para obstaculizar a paz

A Rússia não reconhece a jurisdição do Tribunal Penal Internacional (TPI) e considera nulo o mandado de captura emitido no dia 17 contra o presidente Vladimir Putin, declarou em Moscovo o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov. «Consideramos indigna e inaceitável a própria formulação da questão. A Rússia e outros Estados...

Com que sonha o oprimido?

Dizia Paulo Freire que quando a educação não é libertadora o sonho do oprimido é ser opressor. Não consta que Alberto Carvalho, superintendente do distrito escolar de Los Angeles, sonhe ou leia Paulo Freire, para infelicidade de meio milhão de crianças e 65 mil trabalhadores. Conta o nosso...