No Dia Internacional da Floresta, cerca de um milhar de crianças participaram numa acção de plantação de árvores na Quinta da Atalaia, onde, todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Setembro, se realiza a Festa do Avante!.
Celtis australis e sobreiros foram algumas das espécies arbóreas exóticas e oriundas da nossa área geográfica – umas caducifólias (que perdem as suas folhas nas estações frias) e outras perenes (mantém durante todo o ano) – que anteontem, 21, foram plantadas naquele espaço, sensibilizando os mais novos para a defesa do ambiente e, ao mesmo tempo, tornando o planeta mais sustentável.
«As árvores nascem de uma semente, crescem, tornam-se adultas e, como todos os seres vivos, morrem», explicou um militante comunista jardineiro aos atentos alunos das escolas básicas (EB) Infante Dom Augusto, Amora, Conde de Portalegre, da Princesa, Inglesinhas e Medideira, acompanhados por professores e auxiliares de educação. Depois da exposição, os mais pequenos meteram «mãos à obra», com grande empenho, e ajudaram na tarefa, que só ficou completa depois de as espécies serem regadas e colocados os tutores (estacas) «para que se sintam apoiadas, seguras no seu crescimento, até ganharem raízes e chegar a idade adulta». «Depois da idade adulta serão autónomas», acrescentou, frisando: «Sem árvores, nós, humanos, não poderíamos viver. Devemos ter muito carinho e respeito pelas árvores, porque, além de amenizar o ambiente, fazem uma troca gasosa que nos permite ter oxigénio para respirar.»
Concluída a jornada, a Festa do Avante! ofereceu às escolas um puzzle, brinquedo tão importante para o desenvolvimento das crianças. Entre muitos outros, a iniciativa contou com a presença de Alexandre Araújo e de Margarida Botelho, ambos do Secretariado do Comité Central do Partido, bem como de Maria João Macau, vereadora na Câmara Municipal do Seixal, e de Maria Helena Quinta, do executivo da Junta de Freguesia de Amora.
Festa mais bonita
Margarida Botelho dirigiu dois agradecimentos e um convite. «Obrigado por terem vindo e ajudado a plantar estas árvores», tornando a Quinta da Atalaia «muito mais bonita». Para a dirigente, aquela acção é um bom «exemplo de como as crianças conseguem resolver coisas muito difíceis» e juntas, também as crianças, «têm muita força».
O outro agradecimento foi dirigido para os professores e aos auxiliares de educação, por «trazerem os vossos alunos» e, sobretudo, «pelo empenho diário que têm no trabalho com eles», apesar «de todas as dificuldades que a Escola Pública atravessa». «Podem contar com o PCP na luta pela valorização da educação, das carreiras, dos salários, das profissões, da Escola Pública, para garantir um futuro de paz e de alegria para as crianças», assegurou.
O convite é dirigido a todas as gerações: «venham visitar estas árvores no primeiro fim-de-semana de Setembro, que é quando realizamos a Festa do Avante!», um magnifico «espaço natural» com muita música, concertos, desporto, teatro, cinema e gastronomia de todo o País e do mundo.
Teve ainda lugar um momento musical com o «Agente Costa», que pôs toda a gente a dançar.