- Nº 2574 (2023/03/30)

CNA

Breves Nacional

Na sequência da reunião da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agro-alimentar (PARCA) que se realizou no passado dia 22, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) acusou o Governo de continuar a «empurrar com a barriga» a resolução do problema da inflacção nos produtos alimentares, bem como da «especulação» por parte de alguns elos da cadeia alimentar. Defendeu, por isso, a regulação do mercado e dos preços de produtos alimentares e factores de produção, entre outras propostas.

«Como é que se explica que o rendimento dos agricultores baixe, os consumidores percam poder de compra, levando ao maior corte de sempre no consumo de bens alimentares, mas que os lucros da grande distribuição aumentem em valores superiores a 70 por cento nestes dois anos de crise para a maioria dos cidadãos portugueses», interroga a Confederação.

Na sexta-feira, os orizicultores do Vale do Pranto, na Figueira da Foz, manifestaram-se junto ao Ministério do Ambiente, em Lisboa, para reclamar medidas de resposta à destruição que a água salgada tem provocado na cultura do arroz daquela região, com grande peso na produção nacional.