A Festa de Abril e dos seus valores

De entre o tanto que faz da Festa do Avante! uma iniciativa única, com características que não se encontra em qualquer outra, estão os valores de Abril, que a marcam de modo indelével: a solidariedade, a fraternidade, a alegria, a paz. Com a comemoração dos 50 anos da Revolução, que já se iniciou, ela estará com particular destaque em vários espaços.

A grande exposição do Espaço Central e o concerto sinfónico de sexta-feira serão dedicados ao 25 de Abril

A Festa do Avante! é a festa dos valores de Abril. Ali, como em nenhuma outra realização, a solidariedade, a fraternidade, a igualdade, a alegria, a paz, concretizam-se em cada gesto, em cada encontro, em cada realização, em cada tarefa. E tal como na gesta revolucionária do povo português, também na Festa se constrói um País e um mundo novos (ainda que, ali, apenas por três dias). Uma coisa é certa, porém: com organização, dedicação e militância não há impossíveis.

Mas este ano a Festa será ainda mais a Festa de Abril. Em plenas comemorações dos 50 anos da Revolução, que se cumprem em 2024, ela estará em destaque em todo o recinto e em múltiplas iniciativas: desde logo no Espaço Central, onde haverá uma exposição dedicada à Revolução, às suas conquistas, aos seus valores, e também no concerto sinfónico de sexta-feira, no Palco 25 de Abril, que lhe será dedicado.

Evocar a Revolução de Abril é lembrar a opressão fascista e quem lhe resistiu, é valorizar a coragem e iniciativa dos militares progressistas, é realçar a extraordinária acção de massas que conduziu às profundas conquistas alcançadas, é reconhecer a perenidade dos seus valores, nos quais se funda a luta que continua e se alarga – pelo trabalho com direitos, pela possibilidade de envelhecer com dignidade, por uma infância plena, pela defesa do SNS, da escola pública e da protecção social, pelo direito à habitação, à mobilidade, à cultura, ao desporto, a um meio ambiente saudável, à paz.

 

Tudo para todos

Não é fácil enumerar o que é possível fazer na Festa do Avante!: dezenas de espectáculos de música e teatro, debates sobre temas variados, actividades desportivas, gastronomia, artes plásticas, ciência, espaços e actividades para crianças e muito mais. E, em cada recanto, o encontro improvável, o convívio permanente, a contemplação daquele belo espaço, e da sua magnífica vista sobre o Tejo, ou tão somente o merecido descanso numa das frescas sombras proporcionadas pelas centenas de árvores ali existentes. Aliás, a 21 de Março, Dia da Árvore, cerca de um milhar de crianças das escolas da freguesia de Amora plantaram árvores na Quinta da Atalaia, acrescentando muitas mais às centenas que ali floresceram nos últimos anos.

É no Espaço Central, que permanece no mesmo local da Quinta do Cabo mas com um novo projecto, que se realizarão os principais debates e onde se poderá adquirir produtos alusivos à Festa e ao Partido, na Loja, ou tomar uma bebida ou uma refeição ligeira e conviver, no aprazível Café da Amizade.

E ainda não é tudo. Nos espaços das organizações regionais do PCP estará uma vez mais a(s) cultura(s) das várias zonas do País, mas também as lutas que os trabalhadores e as populações aí travam pelo progresso, a justiça social, o desenvolvimento local. No Espaço Internacional estarão as lutas dos povos do mundo contra o imperialismo e a guerra, pela paz e a soberania. E as cores, sons e sabores de dezenas de países, de vários continentes. A Cidade da Juventude, o Pavilhão das Mulheres e os espaços da imigração e dos emigrantes lá estarão, a mostrar as aspirações e as lutas específicas, acompanhadas do são convívio e da gastronomia.

 

Título de solidariedade

A Entrada Permanente (EP) dá acesso a tudo isto, e a todos aqueles momentos que, não constando em nenhum programa, fazem também da Festa o que ela é desde há 47 anos. Longe de ser um mero bilhete, a EP é um título de solidariedade com a Festa e com os que a constroem e tornam possível. Comprada antecipadamente não só ajuda a uma Festa melhor como sai mais barata para quem a adquire: custa só 29 euros, até 31 de Agosto, menos 14 do que nos dias da Festa.

Se à EP se acrescentar umas meias, uma caneca e um crachá alusivos à Festa, tudo numa bonita caixa de cartão, custa 39 euros. O Conjunto Avante!’ 23 está disponível nos centros de trabalho do PCP e na rede Ticketline.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Atenção atletas, artistas plásticos e jovens músicos: isto é para vocês!

A Festa do Avante!, que como já se disse é a Festa de Abril, não se limita a proporcionar a todos, de modo acessível, a fruição da cultura e do desporto. Vai mais longe, estimula a criação cultural e a prática desportiva: as inscrições para a Corrida da Festa já estão abertas, tal como o concurso para a Bienal de Artes Plásticas e o Concurso Novos Valores, promovido pela JCP, que escolherá os novos projectos musicais que actuarão nos palcos da Festa.

Novidade: uma nova área para as famílias

Uma nova área de lazer, com cerca de 4000 m2, ideal para as famílias, vai nascer no recinto da Festa do Avante!, junto à entrada da Quinta do Cabo, com um espaço para merendas, muita sombra e diversão de sobra, materializada numa zona de tendas coloridas, um labirinto de montes e túneis e...

Jornada de divulgação da Festa durante toda a semana

Está a decorrer ao longo desta semana, em todo o País, uma jornada de divulgação da Festa do Avante!, assente na realização de acções junto a empresas, locais de trabalho, estações de transporte público, praias e outros locais de grande circulação e concentração de pessoas. A suportar a jornada está um folheto, que...

Segue a Festa!

As portas da Festa só abrem a 1 de Setembro, é certo, mas é muito o que está já a ser feito para que ela venha a ser extraordinária: no terreno como um pouco por todo o País, há muito que já se prepara a próxima edição. É possível acompanhar todos os preparativos e novidades e, ao mesmo...

Podcast já disponível

Está disponível desde hoje o segundo episódio da temporada de 2023 do podcast «Quintas do Avante!»: o convidado é o realizador José Vieira, que no ano passado levou à Festa o seu filme «Territórios Ocupados», sobre os baldios no concelho de Vouzela. No primeiro episódio, estreado há 15 dias, a conversa foi com o actor...