As jornadas pelo País dos deputados do PCP no Parlamento Europeu passaram recentemente pelo distrito de Santarém, para auscultar problemas, destacar potencialidades, mobilizar vontades e apontar soluções.
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu estiveram no distrito de Santarém, entre 26 e 29 de Abril, a participar num vasto conjunto de acções de contacto e outras iniciativas, inseridas nas jornadas «Contigo todos os dias. A tua voz no Parlamento Europeu», que nos últimos meses os levaram já a várias regiões do País.
Durante estes dias, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira contactaram com as populações de vários concelhos do distrito, como aconteceu em Abrantes, Almeirim, Alpirarça, Benavente, Chamusca, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Salvaterra de Magos, Santarém, Tomar e Torres Novas. Estiveram reunidos com agricultores e regantes da Barragem do Carril e com micro, pequenos e médios empresários de Torres Novas, e promoveram três sessões públicas: em Coruche, sobre o «Euro – consequências e perspectiva de futuro»; em Santarém sobre a ferrovia e os transportes públicos (ambas com João Pimenta Lopes); e em Constância sobre a construção da terceira ponte sobre o Tejo (com Sandra Pereira). Em hospitais e centros de saúde conversaram com profissionais e utentes.
Os deputados comunistas contactaram ainda com milhares de trabalhadores de diversos sectores de actividade: nas câmaras municipais de Benavente, Salvaterra de Magos e Torres Novas; nos hospitais de Tomar e Santarém; nas oficinas da CP do Entroncamento; e em empresas como a Sumol + Compal, JJ Louro, Silicália, Vítor Guedes, Tupperware, Caima, Mitsubishi, Boaventura, Marsipel, Montebravo e Renova.
Nesses contactos foram abordadas questões tão diversas quanto a saúde, a educação, a habitação, os transportes e as acessibilidades, o ambiente, o aumento do custo de vida, os baixos salários, pensões e reformas, entre outras.
João Pimenta Lopes juntou-se ainda, na sexta-feira, ao Secretário-geral do Partido, Paulo Raimundo, na manifestação de solidariedade à greve dos trabalhadores da empresa Carnes Nobre (ver páginas 14 e 15).
Defender o povo e o País
Estas jornadas permitiram conhecer mais de perto os efeitos do rumo de empobrecimento, desinvestimento e desertificação que também o distrito de Santarém enfrenta, em resultado da política de direita prosseguida pelos sucessivos governos do PS, PSD e CDS-PP. Dos contactos efectuados sobressaiu a convergência dos trabalhadores e do povo do distrito com as propostas e posições do PCP em torno da urgência de aumentar salários e pensões, fixar preços de bens e serviços essenciais, investir e reforçar os serviços públicos e garantir melhores condições de trabalho e de vida como meio para desenvolver o País e, também, a região.
Os deputados comunistas comprometeram-se a prosseguir a sua intervenção no Parlamento Europeu em defesa da produção nacional, dos serviços públicos e dos direitos.