Viver (e fazer) a Festa do Avante!

Atletas, ar­tistas plás­ticos e jo­vens mú­sicos são al­guns dos que têm a opor­tu­ni­dade de par­ti­cipar na Festa do Avante! fa­zendo aquilo que me­lhor sabem. As ins­cri­ções para a Bi­enal de Artes Plás­ticas e a Cor­rida estão abertas e o con­curso de Bandas Novos Va­lores entra agora na fase das fi­nais.

O con­curso para a Bi­enal está aberto até final deste mês

De­corre até 31 de Maio o con­curso para a 23.ª Bi­enal de Artes Plás­ticas da Festa do Avante!, aberto à par­ti­ci­pação de todos, à cri­a­ti­vi­dade e ao livre pen­sa­mento. En­tre­tanto ve­ri­fica-se já uma ampla par­ti­ci­pação, com largas de­zenas de ar­tistas con­cor­rentes, a que cor­res­pondem mais de uma cen­tena de obras.

Cada con­cor­rente pode apre­sentar um má­ximo de duas obras, de au­toria in­di­vi­dual ou co­lec­tiva, em qual­quer uma das lin­gua­gens e téc­nicas das artes plás­ticas, mul­ti­média e per­for­mance/​ins­ta­lação, con­si­de­radas hoje pa­tri­mónio da arte con­tem­po­rânea. As con­di­ções de par­ti­ci­pação estão de­fi­nidas no re­gu­la­mento do con­curso (fes­ta­do­a­vante.pcp.pt) e a ins­crição de­verá ser feita no for­mu­lário in­cluído na­quele mesmo en­de­reço ou, por cor­reio elec­tró­nico, para bi­e­nal­fa­vante@gmail.com. A se­lecção das obras será feita du­rante o mês de Junho e co­mu­ni­cada aos con­cor­rentes até final desse mês.

Também a Cor­rida da Festa, que vai já para a sua 34.ª edição, re­quer ins­crição prévia na pla­ta­forma werun.pt (34a Cor­rida da Festa do Avante 2023) e um pa­ga­mento de cinco euros. A par­tida é às 9h30 de dia 3 de Se­tembro, na Ave­nida Silva Gomes, junto ao E-Le­clerc, em Amora, de­vendo os atletas de ter em sua posse um do­cu­mento de iden­ti­fi­cação (bi­lhete de iden­ti­dade, cartão de ci­dadão ou pas­sa­porte).

A Cor­rida da Festa do Avante!, na dis­tância de 10 mil me­tros, é uma prova aberta, des­ti­nada a par­ti­ci­pantes mas­cu­linos e fe­mi­ninos, re­pre­sen­tantes de clubes fe­de­rados ou não, as­so­ci­a­ções ou atletas in­di­vi­duais. Ha­verá pré­mios in­di­vi­duais e co­lec­tivos e vá­rios es­ca­lões etá­rios, postos de con­trolo e abas­te­ci­mentos ao longo do per­curso.

No mesmo dia, mas 15 mi­nutos mais tarde, ar­ranca a Ca­mi­nhada, com uma dis­tância de 4500 me­tros. Esta ini­ci­a­tiva, sem qual­quer in­tuito com­pe­ti­tivo, tem as mesmas con­di­ções de ins­crição.

Fe­chado está, já, o Con­curso de Bandas Novos Va­lores, or­ga­ni­zado pela JCP, ao qual con­cor­reram este ano 43 pro­jectos mu­si­cais de todo o País. Deste lote são se­lec­ci­o­nadas três para ac­tu­arem em cada uma das fi­nais re­gi­o­nais – Lisboa a 17 de Maio (ontem), Al­garve a 26 de Maio, Se­túbal a 3 de Junho e Porto a 15 de Julho. Destas fi­nais sairão as quatro bandas que irão ac­tuar nos palcos da Festa, e que serão di­vul­gadas pu­bli­ca­mente a 15 de Julho.

A 26.ª edição do con­curso, que de­corre sob o lema Vive a Festa! Cons­trói a Paz!, afirma o di­reito à fruição e cri­ação cul­tu­rais, bem como os va­lores da paz, de­nun­ci­ando que cada euro gasto em mais ar­ma­mento é um euro a menos na es­cola pú­blica, no SNS ou na Cul­tura.



Mais artigos de: PCP

«Escândalo é desesperar pelo dia de receber»

Quem põe o País a fun­ci­onar, quem cria ri­queza, tem de ser va­lo­ri­zado, in­sistiu Paulo Rai­mundo em Al­cácer do Sal, onde sa­li­entou, ainda, que es­cân­dalo é em­po­brecer a tra­ba­lhar en­quanto os grupos eco­nó­micos acu­mulam lu­cros cres­centes.

Investir na democratização do desporto

«Uma delegação do PCP, com a presença de Paulo Raimundo, reuniu com o Comité Olímpico de Portugal». O Partido «teve oportunidade de discutir e aprofundar diversas questões relacionadas com preocupações convergentes no que respeita ao desenvolvimento desportivo nacional, assim como conhecer a...

Abril assinalado no Reino Unido

A organização do PCP no Reino Unido comemorou o 49.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com um almoço em Londres, na Hackey Cypriot Association. Na iniciativa participou e interveio João Frazão, membro da Comissão Política do PCP. Durante o convívio houve oportunidade para discutir «problemas perenes que a comunidade...

Delegação do PCP visita a China

Xangai, Hefei e Pequim são as cidades às quais se vai deslocar a delegação do PCP que, segunda-feira, 15, iniciou uma visita à República Popular da China. «A visita da delegação do PCP, dirigida pelo seu Secretário-Geral [Paulo Raimundo], realiza-se a convite do Partido Comunista da China (PCC) e tem lugar no quadro das...