- Nº 2582 (2023/05/25)

Delegação do PCP dirigida pelo Secretário-geral visitou a China

Internacional

Uma delegação do PCP, dirigida por Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, visitou a República Popular da China, entre 15 e 19 de Maio, a convite do Partido Comunista da China (PCC).

A visita da delegação realizou-se no quadro das relações de amizade entre o PCC e o PCP, tendo em vista os interesses e a cooperação entre os dois povos e países.

A delegação teve oportunidade de se deslocar a Xangai, a Anhui e a Pequim, onde foi sempre recebida de forma atenciosa e fraternal.

A delegação do PCP teve um encontro com Shi Taifeng, membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do Partido Comunista da China, onde se abordaram as conclusões do XX Congresso do PCC, realizado em Novembro de 2022, e a sua implementação, assim como as relações entre os dois partidos e países no interesse de ambos os povos.

Teve também um encontro com Liu Jianchao, Ministro do Departamento Internacional do Comité Central do PCC, onde se abordaram igualmente aspectos da actual situação internacional.

A delegação teve ainda a oportunidade de ser recebida por Zhen Zhanmin, Vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências Sociais (ACCS) e de se reunir com Xin Xiangyang, director do Instituto de Estudos Marxistas da ACCS, e outros académicos.

Em Xangai, a delegação visitou o Centro Cívico de Gubei, uma plataforma de envolvimento da população na gestão democrática da cidade, que inclui igualmente a prestação de alguns serviços, e o Centro de Exposições de Planeamento Urbano de Xangai, onde se pode conhecer a história do desenvolvimento da cidade e os projectos que actualmente dão continuidade à sua modernização.

Em Anhui, a delegação visitou também o Centro do PCC da comunidade de Shiji, distrito de Binhu, cuja acção tem como objectivo o reforço da organização do PCC nesta comunidade urbana. Visitou a empresa JAC-NIO, que produz carros eléctricos, e a empresa iFlytek, ligada à Inteligência Artificial, onde se constatou os esforços desenvolvidos pela China no plano da alta-tecnologia. Nesta província, a delegação visitou igualmente o projecto da “Cidade Nova do Canal de Hefei”, um plano já em desenvolvimento, para ser concretizado em cinco anos, de construção de uma futura cidade – com um espaço industrial, para habitação e de lazer, e serviços e transportes públicos, assegurando a sua dimensão ambiental e ecológica –, assim como o Projecto da Aldeia Maixiang, um projecto de revitalização rural, que inclui a modernização da produção agrícola, de infra-estruturas, das habitações e da oferta de serviços, assegurando a qualidade do ambiente, com vista à melhoria do rendimento e das condições de vida da população.

A delegação do PCP visitou o Museu de fundação do PCC, em Xangai, e o Museu dos 100 anos do PCC, inaugurado em Pequim em 2021, ano em que, tal como o PCP, assinalou o centenário da sua fundação – nesta visita, a delegação do PCP ofereceu o livro «100 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria pela Democracia e o Socialismo» e o emblema do centenário do PCP, tendo recebido, reciprocamente, um exemplar do livro que assinala os 100 anos do PCC e o emblema do seu centenário.

Ao longo da visita, a delegação teve oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre as profundas transformações económicas e sociais já alcançadas e em desenvolvimento, incluindo na revitalização rural, assim como o trabalho de base desenvolvido pelo PCC, junto das populações, bairros e empresas, procurando o envolvimento e consulta de todos na resolução de problemas e na implementação das decisões e metas adoptadas no XX Congresso do PCC no caminho de modernização e prosperidade comum e de construção do socialismo na China, assim como da defesa da paz no mundo e da amizade e cooperação entre todos os povos.

Para além de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, a delegação do PCP foi ainda constituída por José Capucho, membro do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central, Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do Comité Central e responsável pela Secção Internacional do PCP, João Ferreira e Manuel Rodrigues, membros da Comissão Política do Comité Central, e Cristina Cardoso, membro da Secção Internacional do PCP.