Em todo o País

Dis­trito de Lisboa
«Di­ziam não ser pos­sível con­quistar o alar­ga­mento do Passe So­cial In­ter­modal, mais aces­sível e mais ba­rato. Foi pos­sível com a luta e a in­ter­venção per­sis­tente da CDU, dos utentes e dos tra­ba­lha­dores do sector. A con­quista do Passe So­cial In­ter­modal para todos os modos de trans­portes, todas as car­reiras, todos os ho­rá­rios, em toda a Área Me­tro­po­li­tana e a preços re­du­zidos foi luta feita re­a­li­dade», lê-se num do­cu­mento dis­tri­buído um pouco por todo o dis­trito de Lisboa. No en­tanto, acres­centa a CDU, «ter um passe com este alar­ga­mento e mais ba­rato é es­sen­cial, mas não chega. É pre­ciso mais e me­lhor oferta».

Seixal
No quadro da Acção Na­ci­onal da CDU e da cam­panha «Viver me­lhor na nossa terra», na quinta-feira, 22, re­a­lizou-se, nos Re­dondos, um pro­testo para exigir a cons­trução da Es­cola Bá­sica 2,3 e Se­cun­dária de Fernão Ferro. A ini­ci­a­tiva contou com a par­ti­ci­pação de Paulo Silva, da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal do PCP e pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal.

 

Loures
«Con­tigo todos os dias», lê-se num do­cu­mento da CDU dis­tri­buído aos tra­ba­lha­dores da Câ­mara de Loures, onde se acusa o ac­tual exe­cu­tivo mu­ni­cipal de in­ten­si­fi­cação dos pro­blemas dos tra­ba­lha­dores». «A gestão PS aprovou a nova or­ga­ni­zação dos ser­viços da Câ­mara, com di­rec­ções mu­ni­ci­pais, mais de­par­ta­mentos, di­vi­sões e uni­dades, com um au­mento dos en­cargos anuais em mais de um mi­lhão de euros», acusa a CDU, in­for­mando que «o au­mento da dí­vida, com­pa­ra­ti­va­mente a 2021, é de 12 mi­lhões de euros».

 

Se­túbal
No sá­bado, 24, a CDU re­a­lizou uma ar­ruada pela ruas da Baixa de Se­túbal e no Mer­cado do Li­vra­mento. Nos úl­timos dias, ti­veram ainda lugar con­tactos com os tra­ba­lha­dores dos Vi­veiros das Amo­reiras, do Parque Ope­ra­ci­onal dos Ser­viços Mu­ni­ci­pa­li­zados e do Edi­fício Sado e dos Ci­prestes, bem como na União de Fre­gue­sias de Se­túbal e na Fre­guesia do Sado.

 

Sintra
Co­meçou a ser dis­tri­buído no sá­bado 24, o bo­letim da CDU de Co­lares, onde se faz um ba­lanço da sua in­ter­venção po­lí­tica e das ini­ci­a­tivas de­sen­vol­vidas na fre­guesia, no­me­a­da­mente em torno da luta por mais mé­dicos na Uni­dade de Saúde Fa­mi­liar de Co­lares e pela me­lhoria no ser­viço de trans­porte pú­blico.

 

Bar­reiro
Ber­nar­dino So­ares, do Co­mité Cen­tral do PCP, marcou pre­sença, quinta-feira, numa tri­buna pú­blica re­la­tiva à de­fesa da cons­trução do Centro de Saúde no Alto Sei­xa­linho. Na ini­ci­a­tiva ficou evi­dente a ur­gência da cons­trução desta uni­dade de saúde, cuja pro­posta foi apre­sen­tada pelo PCP na As­sem­bleia da Re­pú­blica e chum­bada pelo PS.

 

Moita
Na quinta-feira, a CDU ma­ni­festou so­li­da­ri­e­dade com a luta dos tra­ba­lha­dores do Centro de Dis­tri­buição da Moita dos CTT, em greve par­cial às duas úl­timas horas do seu ho­rário de tra­balho, de 13 a 23 de Junho, por me­lhores con­di­ções de tra­balho e para de­nun­ciar a falta de pes­soal – estão ao ser­viço sete car­teiros para dar res­posta a cerca de 40 mil ha­bi­tantes.

No âm­bito da cam­panha na­ci­onal, a CDU es­teve nas Festas Mul­ti­cul­tu­rais em Honra de São João Ba­tista, na fre­guesia do Vale da Amo­reira, e con­tactou com as po­pu­la­ções da Baixa da Serra e no Alto da Serra.

 

Alen­quer
«Es­tradas com bu­racos e pisos de­for­mados são uma fa­ta­li­dade para os mu­ní­cipes de Alen­quer?». A per­gunta é feita num do­cu­mento da CDU, onde «não se com­pre­ende, nem se aceita a falta de res­peito das Infra-es­tru­turas de Por­tugal» pelo con­celho de Alen­quer «no que se re­fere a falta de ma­nu­tenção e re­pa­ração das es­tradas na­ci­o­nais que atra­vessam o nosso ter­ri­tório».

«Muito menos é acei­tável a falta de ma­nu­tenção e re­pa­ração de inú­meras es­tradas mu­ni­ci­pais com bu­racos e de­for­ma­ções de piso, sa­bendo nós que a Câ­mara não pro­cedeu a con­tra­tação de qual­quer em­prei­tada de re­pa­ração de es­tradas neste ano», con­si­dera a CDU.

 

Vila Franca de Xira
Tendo em conta as ocu­pa­ções ile­gais que estão a acon­tecer na Várzea de Vi­a­longa, a CDU dis­tri­buiu um do­cu­mento onde exige que a Câ­mara Mu­ni­cipal de Vila Franca de Xira pro­mova «ac­ções con­cretas que va­lo­rizem e pro­tejam» estes ter­renos, do ponto de vista hí­drico, da in­te­gri­dade pai­sa­gís­tica, da sal­va­guarda de solos para de­sen­vol­vi­mento agrí­cola e, acima de tudo, para con­trolo de cheias.

 

Ca­daval
Amanhã, 30, a CDU vai co­locar si­nais de pe­rigo, em vá­rios pontos do con­celho, com o ob­jec­tivo de alertar para di­versos pro­blemas, no­me­a­da­mente a falta de mé­dicos e de ha­bi­tação. O ponto de en­contro é no Centro de Tra­balho do PCP, às 14h00.

 

Gui­ma­rães
Uma co­mi­tiva da CDU­vi­sitou, no dia 20 de Junho, o Centro Cí­vico das Caldas das Taipas, tendo con­ver­sado com os co­mer­ci­antes e a po­pu­lação.

 

Mon­tijo
No dia 22 de Junho, a CDU con­tactou com os tra­ba­lha­dores das Ofi­cinas da Câ­mara Mu­ni­cipal do Mon­tijo e da Hi­giene Ur­bana, pres­tando contas do tra­balho re­a­li­zado e das pro­postas apre­sen­tadas.

 

Mora
A CDU cri­ticou o facto de o exe­cu­tivo de mai­oria PS na Câ­mara de Mora ter aca­bado com os pro­to­colos de exe­cução com as juntas de fre­guesia. Esta nova prá­tica «reduz a ca­pa­ci­dade de in­ter­venção das juntas de fre­guesia junto da po­pu­lação», ad­verte a Co­li­gação PCP-PEV.

 

 



Mais artigos de: Em Destaque

«Grito dos Excluídos e anseios dos marginalizados» na Madeira

An­te­ce­dendo o Dia da Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira e das Co­mu­ni­dades Ma­dei­renses, a CDU está a re­a­lizar, entre os dias 26 e 30 de Junho, uma «Se­mana So­cial», com o tema «Grito dos Ex­cluídos e an­seios dos mar­gi­na­li­zados».

CDU reclama uma casa digna para todos

A CDU realizou, no dia 21 de Junho, em Braga, uma tribuna pública, no Largo S. Francisco, sobre o lema «Direito a uma casa digna para todos». Perante dezenas de pessoas, os intervenientes desenvolveram o tema da habitação, ilustrando com diversos exemplos as crescentes dificuldades de muitas...