No IGFSS luta-se por igualdade

Mais de 60 tra­ba­lha­dores do Ins­ti­tuto de Gestão Fi­nan­ceira da Se­gu­rança So­cial (IGFSS) con­cen­traram-se, no dia 6, junto ao Mi­nis­tério do Tra­balho, So­li­da­ri­e­dade e Se­gu­rança So­cial, para exigir a in­te­gração de todos no sis­tema de re­com­pensa do de­sem­penho. Sendo a co­brança da dí­vida o re­sul­tado de um tra­balho que en­volve todos os de­par­ta­mentos do IGFSS, é da mais ele­mentar jus­tiça que todos sejam abran­gidos, con­si­deram.

Em 2019, cerca de 180 tra­ba­lha­dores fi­caram de fora do sis­tema de re­com­pensa e desde então têm vindo a chamar a atenção para essa in­jus­tiça. Não tendo re­ce­bido qual­quer res­posta às suas le­gí­timas rei­vin­di­ca­ções, pro­mo­veram um abaixo-as­si­nado que re­co­lheu mais de 160 as­si­na­turas, num uni­verso de 180 tra­ba­lha­dores. O do­cu­mento foi en­tregue no ga­bi­nete da mi­nistra Ana Mendes Go­dinho.

Se­bas­tião San­tana, co­or­de­nador da Frente Comum de Sin­di­catos da Ad­mi­nis­tração Pú­blica, es­teve pre­sente na con­cen­tração, tal como Jo­a­quim Ri­beiro, di­ri­gente do Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores em Fun­ções Pú­blicas e So­ciais do Sul e Re­giões Au­tó­nomas. Para este úl­timo, os tra­ba­lha­dores rei­vin­dicam apenas «igual­dade de tra­ta­mento».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Vale a pena lutar e resistir

A uni­dade e a luta dos tra­ba­lha­dores e a per­sis­tência da acção sin­dical foram a chave para os re­sul­tados po­si­tivos ob­tidos na Barbot, na Pemel Metal, nos CTT (Moita), na Al­li­ance He­alth­care e nas IPSS.

Trabalhadores científicos exigem contratos, carreira e estabilidade

Mais de uma cen­tena de tra­ba­lha­dores ci­en­tí­ficos con­cen­traram-se, dia 5, na Uni­ver­si­dade de Aveiro, onde en­tre­garam ao pri­meiro-mi­nistro e à mi­nistra da tu­tela uma carta aberta com as prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções do sector.

Protesto na Amadora contra a repressão no My Auchan

Dezenas de pessoas concentraram-se, segunda-feira, junto à loja My Auchan da Amadora, em protesto contra a repressão exercida contra oito trabalhadores que, a 28 de Junho, aderiram à greve convocada no âmbito do Dia Nacional de Luta. Num primeiro momento, os trabalhadores foram informados de que seriam transferidos para...

Professores anunciam luta para o próximo ano lectivo

A Fenprof e as outras oito organizações sindicais que com ela têm convergido na luta em defesa da Escola Pública e da valorização da carreira docente anunciaram, dia 7, um conjunto de acções de luta a iniciar-se logo no arranque do ano lectivo. O calendário dos protestos foi divulgado por Mário Nogueira numa conferência...