- Nº 2594 (2023/08/17)

Videovigilância em Santarém não impede assaltos e vandalismo

Nacional

A CDU está preocupada para os recentes acontecimentos que têm afectado a segurança dos comerciantes na cidade de Santarém e manifesta solidariedade para com todos os que têm sido vítimas de episódios de assaltos e vandalismo.

A propósito de uma acção realizada junto dos comerciantes daquela cidade, a CDU considerou ser urgente uma política de policiamento de proximidade, que garanta a segurança de todos e a aplicação prioritária de medidas efectivas de prevenção.

«A adopção de programa específicos de segurança, direccionados para os pequenos comerciantes não se pode reduzir à videovigilância, que não tem tido resultados, uma vez que apenas substituiu a presença física dos agentes, em vez de promover o envolvimento das populações, numa lógica de proximidade com as forças de segurança», considera a Coligação PCP-PEV.

Neste sentido, «é hora de avançar pelo reconhecimento de direitos e melhores condições de trabalho, pela dignificação e elevação da condição policial». Propostas como o reforço de efectivos, apresentadas pela CDU, foram chumbadas pelo PS e pelos partidos de direita, o que teve um «impacto negativo», que «tem conduzido à degradação das condições em que as forças de segurança operam».

«Vamos continuar a defender, na cidade de Santarém, no concelho e no País, uma política que garanta a segurança e a tranquilidade das populações, de acordo com os valores e desígnios da Constituição da República Portuguesa. Estamos com a população, os comerciantes e as forças de segurança, a lutar por um policiamento de proximidade, pela promoção da segurança e tranquilidade públicas e pela prevenção da criminalidade», assegura a Coligação entre comunistas e ecologistas.