Gestão desorientada em Santarém

A CDU ex­pressou «pro­funda pre­o­cu­pação com a falta de rumo» de­mons­trada pelo ac­tual exe­cu­tivo da Câ­mara Mu­ni­cipal de San­tarém (PS-PSD) no que diz res­peito à gestão dos re­cursos pú­blicos e à pro­moção do lazer e cul­tura para os jo­vens do con­celho.

O mais re­cente caso prende-se com o novo Skate Parque de San­tarém, local re­cen­te­mente vi­si­tado por Ar­lete Dinis, da Co­missão Con­ce­lhia de San­tarém do PCP, Fa­brícia Pe­reira, eleita da CDU, e Gui­lherme Mar­ques, da JCP, com o in­tuito de ouvir as pers­pec­tivas e pre­o­cu­pa­ções de um grupo de pais de des­por­tistas e pra­ti­cantes de skate e ficar a co­nhecer de perto a sua ex­pe­ri­ência, pro­por­ci­o­nando uma opor­tu­ni­dade va­liosa para trocar ideias.

«Ficou claro que o in­ves­ti­mento de 75 mil euros neste equi­pa­mento é ex­ces­sivo e re­trato do mau uso dos re­cursos fi­nan­ceiros, uma vez que a infra-es­tru­tura ins­ta­lada não é con­di­zente com aquele valor», con­si­dera a CDU, su­bli­nhando que aquele pro­jecto «não foi de­vi­da­mente acom­pa­nhado», até porque o Skate Parque «foi en­cer­rado pela pró­pria Câ­mara, poucos dias após a sua con­tes­tada inau­gu­ração». Se­gundo a CDU, ficou ainda de­mons­trada «a au­sência de qual­quer visão, ou es­tra­tégia de de­sen­vol­vi­mento do con­celho e da ci­dade, uma vez que o Skate Parque foi ins­ta­lado no Campo Emílio In­fante Câ­mara, quando de­corre ainda uma dis­cussão pú­blica sobre o fu­turo da­quele es­paço pú­blico».

Câ­mara faz e desfaz
A CDU exige que «sejam tor­nados pú­blicos todos os pro­cessos as­so­ci­ados a este fra­cas­sado Skate Parque, desde a forma como foi con­tra­tu­a­li­zado o ser­viço para a sua cons­trução e ins­ta­lação, aos mo­tivos do seu en­cer­ra­mento» e que «sejam pres­tadas contas à po­pu­lação sobre a forma como foram uti­li­zados estes re­cursos fi­nan­ceiros». Esta força po­lí­tica insta ainda a Câ­mara Mu­ni­cipal a «ouvir e en­volver quem re­al­mente uti­liza estas ins­ta­la­ções e a criar as con­di­ções ne­ces­sá­rias e ade­quadas à prá­tica des­por­tiva, em se­gu­rança e com a dig­ni­dade que a mo­da­li­dade me­rece – um ver­da­deiro Skate Parque».

 



Mais artigos de: Nacional

Medidas para valorizar o trabalho e os trabalhadores madeirenses

A CDU ini­ciou, dia 22 de Agosto, na Ma­deira, uma jor­nada de con­tacto com tra­ba­lha­dores nas em­presas e lo­cais de tra­balho. Um dos pro­blemas mais sen­tidos na Re­gião Au­tó­noma é a pre­ca­ri­e­dade e a ins­ta­bi­li­dade la­boral.

Quinta da Parvoíce dá lugar a bairro de habitação pública

O úl­timo bairro de bar­racas na ci­dade de Se­túbal, a Quinta da Par­voíce, já co­meçou a ser de­mo­lido, es­tando pre­visto para o local ha­bi­tação pú­blica, no final de 2025. Os ac­tuais re­si­dentes serão tem­po­ra­ri­a­mente re­a­lo­jados.