- Nº 2597 (2023/09/7)

Argumentos para a batalha eleitoral

Festa do Avante!

O reforço do PCP e da CDU é um objectivo central no combate eleitoral marcado para 9 de Junho, para eleger os deputados do Parlamento Europeu (PE). É necessário intervir nesta «tarefa para todos» os comunistas e aliados, com confiança, determinação e alegria, mas também com argumentos.

Com esta premissa, salientada por João Ferreira, da Comissão Política do Comité Central do PCP e deputado no PE, decorreu no sábado, ao final da manhã, no Fórum, o debate «A intervenção dos deputados do PCP: Contigo todos os dias – a tua voz no Parlamento Europeu», em que intervieram ainda Sandra Pereira (deputada no PE), João Pimenta Lopes (do CC do Partido e deputado no PE) e Joel Moriano (do gabinete de apoio aos deputados do PCP no PE).

Entre as características que distinguem a actividade dos comunistas no PE, foram destacadas as «Jornadas de Trabalho dos Deputados», iniciativa que, desde há um ano e até Outubro, vai abranger todos os distritos e regiões autónomas. A ligação à vida, os contactos com trabalhadores e outros inúmeros encontros extravasam este calendário, constituem uma significativa parte do trabalho dos deputados, em coordenação com as estruturas do Partido, e dão substância à intervenção em Bruxelas e Estrasburgo. Foram referidos vários exemplos.

Nas marcas distintivas da acção dos deputados do PCP no PE sobressai o conteúdo das posições e propostas, subordinadas à intransigente defesa dos interesses nacionais, dos trabalhadores e do povo. Foram dados vários exemplos de como os deputados dos demais partidos portugueses rejeitaram iniciativas do PCP, nomeadamente para melhorar a aplicação de fundos comunitários.

Entre assuntos que tiveram realce neste mandato, iniciado em 2019, e que deverão manter-se no topo da agenda do PE, teve destaque a «reforma» que mantém inalterada a orientação fundamental da Política Agrícola Comum, responsável por graves prejuízos nos campos em Portugal.