- Nº 2597 (2023/09/7)
Desporto

Milhares divertiram-se competindo e praticando desporto

Festa do Avante!

A Festa deste ano voltou a caracterizar-se por uma intensa actividade desportiva, tendo movimentado muitas centenas de atletas em várias modalidades, como hóquei em patins, patinagem artística, futsal, voleibol, desporto adaptado, artes marciais, sarau gímnico dança desportiva, matraquilhos, malha e jogos tradicionais. Houve também tempo para pensar e discutir a forma como ele é organizado no nosso país e a forma como o Governo o encara.

A Corrida da Festa, no domingo de manhã, atraiu a atenção de quem gosta da modalidade: portanto, muita gente se juntou nas imediações da linha de partida e ao longo dos 10 quilómetros do percurso, um percurso de encantar ladeado pela Baía do Seixal. Cerca de um milhar de atletas partiu da marginal de Arrentela, dirigiu-se para a Festa, entrou na Atalaia, retrocedeu para cruzar a Ponte da Fraternidade, cobrir e marginal do Seixal e Arrentela e cortou a meta instalada de onde partiram.

Samuel Freire, o 40.º melhor do mundo nos 5 mil metros planos, e campeão nacional nos 1500 metros e no corta-mato curto, foi o merecido vencedor. Começou a ganhar terrenos aos outros corredores logo que partiu e cortou a meta sem ser incomodado.

«Também ganhei o ano passado e cá vim outra vez para admirar este lindíssimo percurso. Agora, tenho de me preparar para o Nacional de Estrada, a 24 de Setembro, e para os mundiais de meia-maratona, a 2 de Outubro», disse-nos após a prova.

No sector feminino, a mais rápida foi a Angola Luciana Viengo, que participou a título individual. A maior dificuldade para esta atleta foi o desconhecimento do valor das adversárias. «O percurso é de encantar. Portanto, se puder, para o ano cá estarei outra vez», declarou.

O torneio de xadrez bem poderia passar a chamar-se Torneio Internacional de Xadrez da Festa do Avante!, pois são de muitas nacionalidades os xadrezistas que nele participam. Este ano, a variante escolhida foi a de semi-rápidas de 30 minutos, que agregou cerca de meia centena de jogadores.

«O desporto na Festa do Avante! continua a crescer e atrair entusiastas de todas as idades e origens. A diversidade de modalidades presentes na Festa torna-a um local único para a prática e promoção do desporto como meio de inclusão, diversão e encontro entre pessoas», afirma o PCP.