Congresso da ANMP no Seixal

O con­celho do Seixal aco­lheu, no dia 30 de Se­tembro, o XXVI Con­gresso da As­so­ci­ação Na­ci­onal de Mu­ni­cí­pios Por­tu­gueses (ANMP), su­bor­di­nado ao tema «Poder Local, o mais pró­ximo das po­pu­la­ções».

Um dos temas em de­bate foi «Au­to­nomia e des­cen­tra­li­zação», que ig­norou por com­pleto qual­quer re­fe­rência à im­por­tância da re­po­sição de fre­gue­sias – um re­tro­cesso em re­lação a po­si­ções an­te­ri­ores. Neste ponto, alertou-se, por exemplo, para o sub­fi­nan­ci­a­mento cró­nico das trans­fe­rên­cias do Es­tado para os mu­ni­cí­pios em áreas es­tru­tu­rantes como a Saúde, Edu­cação e Acção So­cial.

«Um País mais coeso» e «Fi­nan­ci­a­mento local», foram ou­tros dos temas prin­ci­pais.No final foi apro­vada uma re­so­lução que re­a­firma a ne­ces­si­dade de con­cre­ti­zação da re­gi­o­na­li­zação do País, com a ins­ti­tuição das re­giões ad­mi­nis­tra­tivas.

Na reu­nião magna da ANMP es­ti­veram pre­sentes o Pre­si­dente da Re­pú­blica e o pri­meiro mi­nistro, bem co­mouma de­le­gação do PCP, cons­ti­tuída por José Ca­pucho, do Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral, e Eu­génio Pisco, do Co­mité Cen­tral.

Obra da CDU
O Con­gresso de­correu no Pa­vi­lhão Des­por­tivo Mu­ni­cipal Ci­dade de Amora, lo­ca­li­zado no Parque Mu­ni­cipal do Ser­rado, um in­ves­ti­mento de mais de dois mi­lhões de euros. O equi­pa­mento, vo­ca­ci­o­nado para a prá­tica de vo­leibol, tem uma área de 2500 me­tros qua­drados, ca­pa­ci­dade para 500 lu­gares sen­tados, quatro campos para treino em si­mul­tâneo e um prin­cipal, que irá per­mitir a re­a­li­zação de com­pe­ti­ções de nível na­ci­onal. Conta ainda com seis bal­neá­rios, salas téc­nicas, de des­porto e de fi­si­o­te­rapia, ins­ta­la­ções sa­ni­tá­rias, área de ben­ga­leiro e aten­di­mento e ainda área para apoio a ca­fe­taria.

Este es­paço mul­tiusos per­mite também re­ceber ou­tras ac­ti­vi­dades des­por­tivas, cul­tu­rais e re­cre­a­tivas.

 



Mais artigos de: Nacional

Todos não são de mais para construir e defender a paz

O CPPC de­sen­volve uma in­tensa e di­ver­si­fi­cada ac­ti­vi­dade em todo o País com o ob­jec­tivo de alargar a cons­ci­en­ci­a­li­zação e mo­bi­lizar para a acção em de­fesa da paz, do de­sar­ma­mento e da so­li­da­ri­e­dade. Houve con­certos em Lisboa, Seixal e Loulé e no dia 28 re­a­liza-se em Vila Nova de Gaia o III En­contro pela Paz.

MURPI apresenta exigências ao Governo com carácter de urgência

A Con­fe­de­ração Na­ci­onal de Re­for­mados, Pen­si­o­nistas e Idosos – MURPI re­clama um au­mento de 7,5 por cento para todas as pen­sões, num mí­nimo de 70 euros, a partir de Ja­neiro de 2024. A 27 de Ou­tubro tem lugar uma jor­nada na­ci­onal de in­dig­nação.

Presidente da Câmara de Setúbal envia carta aberta ao MAI

André Mar­tins, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Se­túbal (CMS), en­de­reçou uma carta aberta ao mi­nistro da Ad­mi­nis­tração In­terna (MAI), na qual rei­tera a ur­gência de re­so­lução da es­cassez de re­cursos hu­manos das forças de se­gu­rança no con­celho.

Vigília junto ao Hospital de Santarém

Amanhã, 13, junto ao Hospital Distrital de Santarém (HDS), realiza-se, às 17h30, uma vigília em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promovida pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santarém. Além da degradação dos serviços do HDS, sendo o facto mais recente as perturbações verificadas na...