Mural colectivo da SPG já tem memória descritiva

O PCP ins­talou junto ao mural que re­veste parte da fa­chada da sua sede, uma me­mória des­cri­tiva daquela obra co­lec­tiva, igual­mente num painel ce­râ­mico, iden­ti­fi­cando todos os seus 39 au­tores.

A ini­ci­a­tiva ocorreu no mo­mento em que passam 45 anos da inau­gu­ração

A ini­ci­a­tiva ocorreu no mo­mento em que passam 45 anos da inau­gu­ração do painel mural do Centro de Tra­balho So­eiro Pe­reira Gomes, si­tuado na rua ho­mó­nima, em Lisboa, e coin­cidiu com a re­a­li­zação da «Traça – Mostra de filmes de ar­quivos fa­mi­li­ares», ini­ci­a­tiva do Ar­quivo Mu­ni­cipal de Lisboa – Vi­de­o­teca que, de 13 a 15 de Ou­tubro, se re­a­lizou no Bairro do Rego. Desde 2015 que a «Traça» de­corre em di­versos bairros lis­bo­etas, pre­ten­dendo va­lo­rizar a his­tória e a me­mória dos mo­ra­dores através da pro­moção de ini­ci­a­tivas di­versas. Este ano, o cer­tame foi pro­gra­mado pela as­so­ci­ação Ge­rador.

O PCP es­teve en­vol­vido nesta edição ce­dendo ele­mentos sobre a his­tória do bairro, de­sig­na­da­mente sobre casas e ti­po­gra­fias clan­des­tinas que aí exis­tiram, bem como acerca da ins­ta­lação da sede do PCP na ac­tual lo­ca­li­zação. Parte im­por­tante e com vi­si­bi­li­dade pú­blica do CT So­eiro Pe­reira Gomes é a obra co­lec­tiva sin­gular pa­tente no ex­te­rior do seu piso térreo. Por isso, no dia 14, sá­bado, a sede do PCP es­teve aberta à po­pu­lação e aos vi­si­tantes da «Traça».

Foram re­a­li­zadas duas vi­sitas ao mural do PCP, nas quais par­ti­ci­param quase uma cen­tena de pes­soas, gui­adas por Ida­lina Charraz e José Mon­ginho. O CT So­eiro Pe­reira Gomes aco­lheu, ainda, dois de­bates, su­bor­di­nados aos temas «Ar­qui­tec­tura e ur­ba­nismo: im­pacto na cons­trução de co­mu­ni­dades in­clu­sivas» e «Ha­bi­tação e in­te­gração: como a po­lí­tica de ha­bi­tação pode ajudar a cons­truir um bairro», os quais con­taram com a par­ti­ci­pação de Ana Jara e João Fer­reira, ve­re­a­dores do PCP na Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa, e das pro­fes­soras do en­sino su­pe­rior Mar­ga­rida Pe­reira e Ro­sário Mau­ritti.



Mais artigos de: PCP

Trabalhadores e Abril em destaque em Guimarães

A Direcção da Organização Regional de Braga (DORB) do PCPpromoveu, sábado, 7, uma sessão pública sob o lema «Valorizar os trabalhadores e defender Abril, resposta necessária». Na iniciativa, usaram da palavra Jerónimo de Sousa, membro do Comité Central do PCP, José Manuel Mendes, escritor,...

Deputados do PCP no PE em jornadas em Castelo Branco

De 11 a 13 de Ou­tubro, de­cor­reram as jor­nadas dos de­pu­tados do Par­la­mento Eu­ropeu (PE) no dis­trito de Cas­telo Branco. As jor­nadas pri­vi­le­gi­aram o con­tacto di­recto com tra­ba­lha­dores e po­pu­la­ções e a pre­sença em es­paços pú­blicos, pro­cu­rando dar vi­si­bi­li­dade a pro­blemas e lutas dos tra­ba­lha­dores e das po­pu­la­ções.

Conceitos mortais

A escalada em curso na Palestina e as suas trágicas consequências marcam também uma nova vaga de uma operação em curso no espaço mediático que visa criar uma linguagem nova, martelada até à exaustão de forma a sacralizar determinados termos, muitas vezes esvaziados de conteúdo e que visam apenas legitimar as acções dos...