PCP debate Protecção Civil em Encontro Nacional
«Do Papel e política do Estado aos meios necessários – Uma Outra Política de Protecção Civil», é o lema do Encontro Nacional do PCP que se realiza no próximo sábado, 28, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Sacavém. O objectivo é abordar o sector nas suas diversas componentes e contribuir para uma outra política.
O Encontro Nacional reunirá camaradas e amigos de diversas áreas ligados à protecção civil, designadamente responsáveis nas organizações regionais e concelhias pelo trabalho junto dos bombeiros ou da protecção civil; membros dos órgãos sociais das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) e bombeiros; eleitos autárquicos e técnicos dos Serviço Municipal de Protecção Civil; guardas e sapadores florestais; técnicos da área do ordenamento do território e florestal, ou que intervenham na área das cheias, da sismologia ou do socorro marítimo, e, ainda, camaradas que, no movimento sindical unitário, intervêm junto dos trabalhadores do sector.
Recorde-se que os trabalhos preparatórios do Encontro decorreram desde Junho, com reuniões nas regiões e sobre temas específicos, encontrando-se em discussão, desde Setembro, entre os camaradas que intervêm no sector um Projecto de Resolução que faz uma apreciação crítica da actual situação, aborda a Protecção Civil que o País precisa e o sistema que o PCP propõe, define um conjunto de medidas, imediatas e de fundo.
O Encontro inicia-se pelas 10h00 com a intervenção de Octávio Augusto, da Comissão Política (CP) do Comité Central (CC), e termina pelas 18h00 com a intervenção de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP.
Reunião com Liga dos Bombeiros
A anteceder o Encontro, o PCP reuniu com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Em representação do Partido, estiveram Octávio Augusto, membro da CP, Alma Rivera, deputada do PCP na Assembleia da República, e Francisco Pereira, do CC, os quais ouviram a informação detalhada dada por António Nunes, Presidente da Direcção da LBP, e por outros membros da delegação quanto às suas necessidades e propostas para 2024.
O financiamento das AHBV, o Fundo de Protecção Social do Bombeiro, o reequipamento e o apoio à recuperação e manutenção dos equipamentos, o regime laboral, os salários e a pensão de reforma dos bombeiros, os serviços no âmbito da saúde, o socorro e combate a incêndios florestais, os seguros de acidentes pessoais e as Equipas de Intervenção Permanente, foram alguns dos assuntos referenciados pela LBP.
Acresce, no relato transmitido à delegação comunista, a grave situação nos hospitais, particularmente o fecho de serviços de urgência e a superlotação e falta de macas, situações que se reflectem muito negativamente nos utentes, mas também na capacidade dos bombeiros acorrerem, em tempo útil, a todas as situações a que são chamados.
O Partido aproveitou a ocasião para reiterar o convite para que a LPB esteja presente na sessão de encerramento do Encontro Nacional do PCP.