CDU anuncia mandatários no Porto e em Évora
Rui Dinis, médico oncologista, é o mandatário da CDU pelo círculo de Évora às eleições legislativas, anunciou a coligação em nota de imprensa.
Com actividade clínica no Hospital do Espírito Santo de Évora desde 2010, é director do seu serviço de oncologia médica, e, ainda, coordenador regional de oncologia da Administração Regional de Saúde do Alentejo. Professor associado convidado na Universidade de Évora, é doutorado, desde 2023, pela mesma instituição, com uma tese sobre mutaçõeshereditárias no cancro da mama e gástrico no Alentejo.
Rui Dinis, independente, foi mandatário da CDU pelo mesmo distrito nas eleições legislativas de 2022.
Manuel Loff, 58 anos, historiador e professor universitário, é o mandatário da CDU pelo círculo eleitoral do Porto às próximas eleições legislativas.
A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP refere que, nos anos 80 do século passado, Manuel Loff foi «dirigente de movimentos estudantis que contestaram o cavaquismo», e, há cerca de 30 anos, tem-se «empenhado na defesa do Ensino Superior público e de uma política de Ciência que dignifique o trabalho dos investigadores e o seu contributo efectivo para o desenvolvimento do País».
«Enquanto historiador, autor e co-autor de obras centradas no estudo do fascismo, do colonialismo, da resistência e da Revolução portuguesa», coordenou, participou e orientou «muitos projectos de investigação nesta área. Nesse âmbito, tem participado num esforço colectivo, à escala nacional e internacional, de denúncia das campanhas de revisionismo histórico contra a memória da construção da democracia e o papel da resistência antifascista e colonial».
Manuel Loff foi, em diversos momentos, candidato independente proposto pelo Partido nas listas da CDU, tendo exercido o mandato de deputado do PCP na presente legislatura.