Trabalho por turnos e nocturno deve ser excepção

«Viver em contra-ciclo», assim é ca­rac­te­ri­zado, pelo PCP, o tra­balho por turnos e noc­turno, em nota de im­prensa de 28 de De­zembro fo­cada na Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira.

Numa Re­gião com um grande nú­mero de tra­ba­lha­dores na saúde e no tu­rismo, «onde pre­va­lece o tra­balho por turnos e noc­turno», o Par­tido de­fende, em pro­jecto de re­so­lução apre­sen­tado na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva, que o Go­verno Re­gi­onal pro­mova um es­tudo sobre estes re­gimes e «os seus im­pactos na vida dos tra­ba­lha­dores», en­ten­dendo que são si­tu­a­ções que devem ser ex­cep­ci­o­nais.

Estas e ou­tras me­didas (como a an­te­ci­pação da idade da re­forma ou um sub­sídio de turno mí­nimo de 25 por cento do sa­lário) são al­gumas das­pro­postas do PCP «para de­fender os tra­ba­lha­dores» e com­bater «o uso abu­sivo do tra­balho por turnos e noc­turno».

 

 



Mais artigos de: PCP

PCP realiza Encontro Nacional para dar mais força à CDU

O PCP vai re­a­lizar, no pró­ximo dia 13 de Ja­neiro, no Fórum Lisboa, um En­contro Na­ci­onal sobre elei­ções e a acção do Par­tido «É hora. Mais força à CDU», tendo como ob­jec­tivo cen­tral o re­forço elei­toral da Co­li­gação PCP-PEV.

PCP reclama direitos no sector da vigilância

O PCP apela à luta e ao voto na CDU como formas de con­quistar os au­mentos de sa­lá­rios e os di­reitos há muito re­cla­mados pelos tra­ba­lha­dores do sector da vi­gi­lância. O pa­tro­nato, esse, propõe «mi­ga­lhas para 2024», acusa.

Até amanhã, camarada Odete

A 28 de De­zembro, fa­mi­li­ares, amigos, ca­ma­radas e di­versos ou­tros de­mo­cratas par­ti­ci­param no adeus a Odete Santos, no Ce­mi­tério da Pi­e­dade, em Se­túbal, terra a que serviu como ar­tista, au­tarca e mi­li­tante do PCP por quase meio sé­culo, numa des­pe­dida que contou com a in­ter­venção de Paulo Rai­mundo, Se­cre­tário-Geral do PCP.

Confiança numa vida melhor em mensagem de Ano Novo de Paulo Raimundo

O Secretário-Geral do PCP considera que a «injustiça e a desigualdade» não são uma fatalidade, que os portugueses «têm direito a uma vida melhor» e que o «País tem futuro», sublinhando que é possível retomar o caminho de Abril. «Sei, por experiência própria, as dificuldades que enfrenta a...

José Dias Coelho evocado

No dia 19 de Dezembro, quando se cumpriam precisamente 62 anos sobre o seu assassinato pela PIDE, o PCP realizou na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, uma iniciativa de homenagem a José Dias Coelho, artista plástico, militante comunista e exemplo de dedicação, coragem e entrega à causa dos...

Ano Novo exige as soluções apresentadas pela CDU

João Oliveira, membro da Comissão Política do Comité Central, reagiu, no dia 1, à mensagem de Ano Novo do Presidente da República (PR), pedindo soluções para os diversos problemas que afligem os portugueses. «A mensagem do PR é essencialmente uma mensagem de constatação dos problemas que o País atravessa», observou o...

A Global Media e a falta que faz o sector público

Passaram menos de dois meses desde que foi notícia a mudança de controlo do grupo Global Media, um dos maiores grupos económico-mediáticos a operar no País, que detém títulos como o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, O Jogo ou a Rádio TSF. São escassas semanas que parecem longos meses na vida dos trabalhadores do...