Utentes de Loures e do Barreiro em defesa do SNS

No sá­bado, os utentes do Hos­pital Be­a­triz Ângelo – que serve os ha­bi­tantes dos con­ce­lhos de Loures (ex­cep­tu­ando os de Sa­cavém, Prior Velho, Mos­ca­vide, Por­tela, Bo­ba­dela, São João da Talha e Santa Iria da Azoia), Odi­velas (ex­cep­tu­ando a Pon­tinha), Mafra e So­bral de Monte Agraço – re­a­li­zaram uma acção contra o en­cer­ra­mento sis­te­má­tico das ur­gên­cias e a de­gra­dação do ser­viço pres­tado.

O pro­testo contou com a pre­sença de uma de­le­gação da CDU, com­posta por Tânia Ma­teus, Tiago Ma­tias, can­di­datos à As­sem­bleia da Re­pú­blica pelo cír­culo elei­toral de Lisboa, Gon­çalo Ca­roço e Maria da Luz, res­pec­ti­va­mente, ve­re­a­dores nas câ­maras mu­ni­ci­pais de Loures e de Odi­velas. Como a CDU de­fende, «no Hos­pital de Loures, como em vá­rias uni­dades de saúde, fazem falta mais pro­fis­si­o­nais de saúde e um claro in­ves­ti­mento que per­mita cum­prir o di­reito de acesso à saúde da po­pu­lação».

Par­ti­ci­param também An­tónio Pom­binho, pre­si­dente da Junta de Fre­guesia de Loures, eleito pela CDU, e ou­tros eleitos da Co­li­gação PCP-PEV na As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Loures e de Odi­velas e das juntas e as­sem­bleias de fre­guesia dos dois con­ce­lhos.

Faltam pro­fis­si­o­nais
No mesmo dia, frente ao Hos­pital de Nossa Se­nhora do Ro­sário, Bar­reiro, teve lugar um cordão hu­mano em de­fesa do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (SNS). A ini­ci­a­tiva pre­tendeu chamar a atenção do Go­verno para a im­por­tância da va­lo­ri­zação dos pro­fis­si­o­nais de saúde, de forma a per­mitir que se fixem no SNS e nas uni­dades de saúde.

Aqui es­ti­veram Paula Santos, Ri­cardo Tei­xeira, can­di­datos da CDU pelo cír­culo elei­toral de Se­túbal, e Ana Te­resa Vi­cente, man­da­tária da lista.

 



Mais artigos de: Nacional

Luta por casas para viver no próximo sábado

A Pla­ta­forma Casa para Viver – cons­ti­tuída por cen­tenas de or­ga­ni­za­ções – agendou para o dia 27 de Ja­neiro uma ma­ni­fes­tação em de­fesa do di­reito à ha­bi­tação que de­cor­rerá em 19 ci­dades.

 

AMRS defende Novo Aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete

A vi­a­bi­li­zação da so­lução Novo Ae­ro­porto de Lisboa no Campo de Tiro de Al­co­chete e a ur­gência em tomar de­ci­sões po­lí­ticas nesta ma­téria foram de­fen­didas numa sessão pú­blica pro­mo­vida pela As­so­ci­ação de Mu­ni­cí­pios da Re­gião de Se­túbal (AMRS).

Lisboa com níveis alarmantes de poluição atmosférica

Por proposta do PCP, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou uma deliberação onde se expressa preocupação face aos estudos que têm sido divulgados sobre os níveis alarmantes de poluição atmosférica associada ao funcionamento do Aeroporto Humberto Delgado e dos impactos, graves, que esta...

Problemas agravam-se no Litoral Alentejano

Segundo queixas que chegam à Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santiago do Cacém, as instalação do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, a funcionar na Extensão de Saúde de Vila Nova de Santo André, são «muito precárias» e«chove nas diversas salas». Também as instalações sanitárias desta...

Produtores agrícolas não podem ser pagos abaixo do custo de produção

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclama a proibição, por via legislativa, do pagamento aos produtores abaixo dos seus custos de produção, bem como o aprofundamento do trabalho de fiscalização da cadeia agro-alimentar, apurando custos e proveitos dos intervenientes, «para se clarificar quem está de facto a...