Uma mostra com 170 fotografias do 25 de Abril de 1974, captadas por Eduardo Gageiro, foi inaugurada, no dia 26, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional. Intitulada de Factum, a exibição sobre a Revolução inclui ainda trabalhos ilustrativos do país, alguns deles inéditos, nas suas várias vicissitudes políticas, sociais e culturais, modos de vida e personalidades diversas, desde a década de 1950 até 2023.
Organizada por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril, a exposição – que ficará patente até dia 5 de Maio – apresenta cenas do trabalho nas fábricas, no campo, na construção civil, emigração, repressão policial do Estado Novo, manifestações populares, revolução, religião, bastidores da política, entre outros assuntos. Segundo a organização das Galerias Municipais, a foto mais recente foi captada na manifestação de 25 de Abril de 2023.
Eduardo Gageiro, autor de centenas de fotografias históricas da Revolução, recebeu mais de 300 prémios em todo o mundo, incluindo o 2.º lugar na categoria Retratos do Prémio World Press Photo em 1974, e foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique.