Resultado da CDU nos Açores elemento de resistência e confiança

Nas elei­ções re­gi­o­nais dos Açores, a CDU subiu em nú­mero ab­so­luto de votos, num quadro de acen­tu­adas ope­ra­ções em torno da bi­po­la­ri­zação, fi­cando a 85 votos de eleger um de­pu­tado. Ne­nhum par­tido ou co­li­gação atingiu a mai­oria ab­so­luta. A AD (PSD, CDS/​PP, PPM) foi a força po­lí­tica mais vo­tada com 48 668 votos (42,08%).

A Co­li­gação PCP-PEV con­quistou, no do­mingo, 1 823 votos, mais 82 votos do que nas elei­ções de 2020 e foi a ter­ceira força po­lí­tica em quatro das nove ilhas (Corvo, Flores, Faial e S. Jorge).

Apesar de a CDU não ter atin­gido todos os ob­jec­tivos, o re­sul­tado re­pre­senta um ele­mento de re­sis­tência e de con­fi­ança, pelo que sig­ni­fica de der­rota das ope­ra­ções em torno do ale­gado de­clínio ir­re­ver­sível e de­sa­pa­re­ci­mento da CDU. Re­sul­tado que é tanto mais de va­lo­rizar se con­si­de­rado nas con­di­ções muito di­fí­ceis de si­len­ci­a­mento, dis­cri­mi­nação a que foi su­jeita e pela uti­li­zação, mais uma vez, da son­dagem para con­di­ci­onar o voto, como acon­teceu com a úl­tima que, co­lo­cando o PS a ga­nhar (mas sem mai­oria ab­so­luta), mais uma vez se re­velou in­fun­dada e ma­ni­pu­la­dora. Os re­sul­tados são ainda de va­lo­rizar no quadro em que ou­tros par­tidos, como BE e PAN, re­gis­taram perdas elei­to­rais em nú­mero ab­so­luto de votos (e, no caso do BE, de man­datos). Mais uma vez ficou igual­mente evi­dente que a cen­tra­li­dade me­diá­tica e agi­gan­ta­mento do Chega é uti­li­zada para acen­tuar ar­ti­fi­ci­al­mente a bi­po­la­ri­zação.

Trata-se de «um re­sul­tado que não é se­pa­rável de uma menor vi­si­bi­li­dade e pre­sença re­sul­tante da au­sência no Par­la­mento Re­gi­onal», que, se­gundo Marco Va­rela, Co­or­de­nador Re­gi­onal do PCP, privou «de modo muito sig­ni­fi­ca­tivo o co­nhe­ci­mento e afir­mação da CDU, das suas pro­postas e acção».

O di­ri­gente co­mu­nista cri­ticou, também, a «ope­ração de bi­po­la­ri­zação en­saiada por PS e PSD, que, para lá do que de falso e en­ga­nador con­tinha, en­con­trou fô­lego e su­porte re­no­vados nas son­da­gens da úl­tima se­mana [da cam­panha elei­toral]».

«A ma­nobra de dra­ma­ti­zação do voto, a partir do agi­gan­ta­mento de um fa­bri­cado medo da di­reita (em que o papel do Chega se cons­ti­tuiu como apó­lice elei­toral de PS e PSD), assim como o agitar do anúncio de ins­ta­bi­li­dade e in­go­ver­na­bi­li­dade, deram pasto e campo para apelos a um en­ga­nador voto útil», su­bli­nhou Marco Va­rela.

É com a CDU que os tra­ba­lha­dores e o povo con­tarão

Em Lisboa, na Sede Na­ci­onal do PCP, Paulo Rai­mundo su­bli­nhou que «o re­sul­tado ob­tido pela CDU re­pre­sentou uma pe­quena evo­lução do nú­mero de votos e a apro­xi­mação à eleição do de­pu­tado, que tal como há quatro anos não se ve­ri­ficou, desta vez por uma margem de apenas 85 votos.»

E acres­centou: «É um re­sul­tado aquém do ne­ces­sário para in­flu­en­ciar di­rec­ta­mente a cor­re­lação de forças na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva Re­gi­onal. Neste re­sul­tado pe­saram o si­len­ci­a­mento e a dis­cri­mi­nação de que a CDU foi alvo. Pesou a di­nâ­mica de bi­po­la­ri­zação ar­ti­fi­cial, par­ti­cu­lar­mente na fase final da cam­panha, entre o PS e o PSD, para iludir o facto de ao longo das úl­timas quatro dé­cadas em que se al­ternam no poder na Re­gião não se verem di­fe­renças de fundo.»

«Este re­sul­tado não des­va­lo­riza o tra­balho de­sen­vol­vido pela CDU ao longo dos úl­timos quatro anos junto dos tra­ba­lha­dores e do povo aço­riano, de­fen­dendo os seus in­te­resses e di­reitos por me­lhores sa­lá­rios, re­formas e con­di­ções de vida», frisou ainda Paulo Rai­mundo, para quem o «re­sul­tado elei­toral re­pre­senta um go­verno da co­li­gação de di­reita li­de­rado pelo PSD, seja qual for a ex­pressão da base elei­toral que ar­ranjos sub­se­quentes ve­nham a de­se­nhar, sig­ni­fica um pro­grama de go­verno de con­ti­nu­ação das op­ções e prá­tica anti-po­pu­lares que ao longo dos úl­timos quatro anos os par­tidos da co­li­gação de di­reita, com o apoio ac­tivo do Chega e IL, im­pu­seram à re­gião.»

«É um re­sul­tado que não é bom para os Açores e para os aço­ri­anos» e a au­sência de de­pu­tados desta força po­lí­tica será no­tada «na vida po­lí­tica da Re­gião».

«Mas que não haja dú­vidas, é com a CDU, com o PCP e o PEV, que os tra­ba­lha­dores e o povo con­tarão no fu­turo, fora do Par­la­mento, é certo, mas na acção de todos os dias, to­mando a ini­ci­a­tiva e de­sen­vol­vendo a luta pela vida me­lhor a que as­piram e têm di­reito», as­se­gurou o Se­cre­tário-Geral co­mu­nista que en­viou «uma sau­dação aos can­di­datos, a todos da CDU, do PCP, do PEV e muitos sem fi­li­ação par­ti­dária, que de­sen­vol­veram uma cam­panha de es­cla­re­ci­mento e mo­bi­li­zação, em con­di­ções muito des­pro­por­ci­o­nais, mas as­sente no con­tacto di­recto para ouvir e in­formar, no co­nhe­ci­mento dos pro­blemas e as­pi­ra­ções, na afir­mação de so­lu­ções e de um ca­minho al­ter­na­tivo.»

Saudou também «todos os que deram o seu apoio e o seu voto, muitos deles pela pri­meira vez, di­zendo-lhes que a CDU hon­rará os seus com­pro­missos e que o seu voto será, como sempre, res­pei­tado e dará força à luta que con­tinua.»

Em nota di­vul­gada na se­gunda-feira, 5, o PEV também saudou todos os can­di­datos da CDU que, no con­tacto di­recto com as po­pu­la­ções do ar­qui­pé­lago, fi­zeram «um no­tável ca­minho de con­versa, au­dição e es­cla­re­ci­mento, le­vando o valor das suas pro­postas e so­lu­ções para dar res­posta às reais ne­ces­si­dades da re­gião e do País».

 



Mais artigos de: CDU

Eleitos da CDU no Minho fazem falta a quem lá vive do seu trabalho

O voto na CDU é a opção mais se­gura para fazer avançar o País e as vidas de quem nele vive e tra­balha: foi esta a ideia-chave trans­mi­tida por Paulo Rai­mundo no pé­riplo que re­a­lizou, no dia 3, pela re­gião mi­nhota, que o levou a Viana do Cas­telo, Gui­ma­rães e Fa­ma­licão.

PCP e FNAM intransigentes na defesa do SNS

O PCP es­teve reu­nido, no dia 1, com a Fe­de­ração Na­ci­onal dos Mé­dicos (FNAM). Do en­contro, re­a­li­zado na Sede Na­ci­onal do Par­tido, em Lisboa, surgiu uma «grande sin­tonia» em torno de ele­mentos fun­da­men­tais como a de­fesa do ca­rácter pú­blico do SNS e a va­lo­ri­zação dos seus pro­fis­si­o­nais.

Apoiamos a CDU

António Carlos Silva – arqueólogo   Catarina Moura – cantora (fotografia de Egídio Santos) Tem que vir assinada   Cláudia Dias – coreógrafa, directora artística da Sete Anos   Custódio de Jesus – sargento-mor...

Deputados do PCP no PE continuam o contacto com a realidade do País

No dia 2 de Fevereiro, João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu (PE), esteve no distrito de Évora. Em Vendas Novas, acompanhado por Ana Sofia Patrício e por outros candidatos e activistas da CDU, o deputado visitou o Centro de Convívio de Reformados, Pensionistas e Idosose...

Dar resposta aos problemas do distrito de Setúbal

«Perda de ca­pa­ci­dade pro­du­tiva, de­sin­ves­ti­mento, de­gra­dação dos ser­viços pú­blicos, esta é a re­a­li­dade de um dis­trito, com tantas po­ten­ci­a­li­dades de­sa­pro­vei­tadas», la­mentou Paula Santos, na apre­sen­tação da lista da CDU pelo cír­culo elei­toral de Se­túbal.

Audição Pública sobre Cultura em Évora

Cerca de meia centena de pessoas participaram, no dia 27 de Janeiro, em Évora, numa audição pública sobre os problemas da Cultura, com a participação estruturas, agentes culturais e criadores artísticos do distrito. A iniciativa – moderada por Gil Porto, membro da Organização Concelhia de Montemor-o-Novo do PCP – contou...

Solidariedade com professores ecoou a partir de Braga

Sandra Cardoso (52 anos, professora) e Inês Rodrigues (22 anos, estudante de mestrado), respectivamente primeira e segunda candidatas da CDU pelo círculo eleitoral de Braga, estiveram reunidas com o Sindicato dos Professores do Norte, na passada semana. Ali criticaram a política de desinvestimento e de subfinaciamento...

Bernardino Soares no concelho de Coruche

Na sexta-feira, Bernardino Soares, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, esteve no concelho de Coruche, tendo visitado os Bombeiros Municipais e participado numa sessão pública com a população sobre as propostas da Coligação PCP-PEV para o distrito. O périplo contou...

Liberdade editorial não pode ser pretexto para difusão de forças reaccionárias

«A liberdade editorial, que respeitamos, não pode servir de pretexto para transformar uma entrevista ao PCP e à CDU numa operação de propaganda» ao Chega, lê-se em duas cartas enviadas pelo PCP à Comissão Nacional de Eleições e à direcção editorial do Correio da Manhã/CMTV. Em causa está a opção deste canal televisivo de...

Sines

Bruno Dias, Dinis Silva e Sandra Garcia, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal, contactaram, na passada semana, com os trabalhadores da PSA em Sines, a quem distribuíram um comunicado sobre o sector marítimo portuário. O PCP e a CDU defendem o carácter público das administrações...

Coimbra

Uma delegação da CDU, com Fernando Teixeira, primeiro candidato pelo círculo eleitoral de Coimbra, reuniu, no dia 1 de Fevereiro, com a Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil. Além de sinalizar a centralidade da agricultura e da floresta na acção e propostas da CDU, esta...

Algarve

Catarina Marques, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral do Algarve, esteve no Mercado Mensal de Moncarapacho. O custo de vida, a falta de habitação, os baixos salários e reformas e o anúncio da subida dos preços da água são algumas das preocupações da população e comerciantes...

Lisboa

Os candidatos Duarte Alves, Ricardo Miguel e Telmo Bento contactaram com os trabalhadores da Eugster e Frimag, em Torres Vedras. No concelho de Amadora, Duarte Alves e outros activistas da CDU foram recebidos pelo director do Agrupamento de Escolas Mães de Água. Já o candidato Ricardo Costa...

Oliveira de Azemeis

A CDU promoveu, sábado, 3, no Auditório das Associações Culturais, Recreativas e Desportivas de Nogueira do Cravo, um debate intitulado «Água e saneamento, um direito de todos», que contou com a participação de Antero Resende, professor, Dulce Carvalho, candidata da CDU pelo círculo eleitoral...