«Os Verdes» questionam ICNF sobre abate de sobreiros

O Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV) di­rigiu, no dia 19 de Março, um pe­dido de es­cla­re­ci­mento ao Ins­ti­tuto de Con­ser­vação da Na­tu­reza e das Flo­restas (INCF) re­la­ti­va­mente ao abate, no úl­timo mês, de vá­rios so­breiros nas pro­xi­mi­dades da Linha do Vouga, em Santa Maria da feira, que não apre­sen­tavam risco de queda, nem in­ter­fe­riam com a cir­cu­lação de com­boios nesta Linha.

Se­gundo foi dado a co­nhecer ao PEV pela po­pu­lação, «esta é a se­gunda vez con­se­cu­tiva que ocorre um abate na­quela zona, em­bora por in­ter­ve­ni­entes di­fe­rentes, tendo o corte an­te­rior sido le­vado a cabo pela Rede Eléc­trica Na­ci­onal (REN) que cortou vá­rias ár­vores por baixo dos fios de alta tensão».

De acordo com o De­creto-Lei n.º 169/​2001, de 25 de Maio, o corte ou ar­ranque de so­breiros e azi­nheiras, em po­vo­a­mento ou iso­lados, ca­rece de au­to­ri­zação, por parte do ICNF, pelo que é ne­ces­sário es­cla­recer os mo­tivos que es­ti­veram na origem do res­pec­tivo abate, no­me­a­da­mente se «foi au­to­ri­zado pelo ICNF», «qual o mo­tivo», «quantas ár­vores foram aba­tidas» e se «estão pre­vistos novos cortes ao longo desta infra-es­tru­tura entre Aveiro e Es­pinho». No caso de ter sido dada au­to­ri­zação por parte do ICNF, por um mo­tivo maior, «estão pre­vistas me­didas de com­pen­sação?».

 



Mais artigos de: Nacional

Estudantes de todo o País lutam em defesa do Ensino de Abril

Em ce­le­bração do Dia Naci­onal do Estu­dante, 24 de Março, os es­tu­dantes lu­taram pelo en­sino a que têm di­reito: dia 21, numa ma­ni­fes­tação na­ci­onal do En­sino Su­pe­rior (ES), em Lisboa; e de 18 a 22, numa se­mana de luta do En­sino Bá­sico e Se­cun­dário.

Manifestação dia 6 em Lisboa pela Palestina

Porque a so­li­da­ri­e­dade com o povo pa­les­ti­niano é mais ne­ces­sária do que nunca, no sá­bado, 6, Lisboa acolhe a ma­ni­fes­tação pela «Paz no Médio Ori­ente! Pa­les­tina in­de­pen­dente! Fim ao ge­no­cídio».

MURPI celebra Revolução dos Cravos com reivindicações concretas

O MURPI vai co­me­morar o seu 46.º ani­ver­sário em So­bral de Monte Agraço, no dia 27 de Maio, e re­a­lizar o 27.º Pi­que­nicão Na­ci­onal, a 16 de Junho, no con­celho de Loures. Do go­verno que vier a ser for­mado exige o au­mento das re­formas.

Desfile em Lisboa comemora a Constituição da República

No dia 2 de Abrilcumprem-se 48 anos sobre a data da aprovação da Constituição da República Portuguesa (CRP), resultante da Revolução de Abril de 1974. Nela estão reflectidas as transformações políticas, económicas, sociais e culturais, consagrando em Lei Fundamental os interesses, os anseios e os objectivos do povo...