- Nº 2627 (2024/04/4)

Paulo Raimundo visita exposição de Eduardo Gageiro

PCP

Paulo Raimundo visitou, anteontem, dia 2, a exposição Factum, do fotógrafo Eduardo Gageiro, que estará em exibição até dia 5 de Maio, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, em Lisboa.

«Viemos ver esta exposição extraordinária de Eduardo Gageiro, nome reconhecidíssimo, que tem a particularidade de mostrar o País. Um país atrasado, da emigração forçada, o país do fascismo, da pobreza da miséria. Este país da repressão, mas também da força das pessoas, da determinação», afirmou o Secretário-Geral do PCP em declarações aos jornalistas no final da visita. «Desta força que construiu e levou por diante a Revolução do 25 de Abril, com tudo o que ela significou de energia nova, de direitos, de liberdades e garantias. De um mundo e de um país melhores, que está expressado aqui nesta amostra de fotografias», acrescentou.

«É essa força e essa energia que também queremos homenagear com esta visita. Visita esta num dia particular, em que se cumprem 48 anos da Constituição da República Portuguesa (CRP), que surge no seguimento da Revolução», apontou o dirigente, para quem, «mais do que assinalar a CRP enquanto simples documento», importa mais «cumpri-la e fazer cumpri-la». Algo que «faz falta na vida de todos os dias». «Estaríamos bem melhor no nosso País se a Constituição tivesse esse cumprimento», assegurou.

Dar a cara contra o fascismo
Eduardo Gageiro guiou Paulo Raimundo e a restante delegação do PCP ao longo de toda a visita, revelando as histórias por de trás de algumas das fotografias. Aos comunistas foram-se juntando outros visitantes da exposição que aproveitaram a ocasião da presença do fotógrafo.

«Digo sempre isto a toda a gente, não é por estar aqui o Secretário-Geral, mas tenho muito apreço pelo PCP porque deu a cara durante o fascismo. O fascismo que destruiu a vida de muita gente. Muitos que foram presos apenas por quererem um país melhor», disse Eduardo Gageiro a certo momento durante a visita.

Integravam a delegação comunista, para além de Paulo Raimundo, Carina Castro, membro da Comissão Política do Comité Central (CC), Paulo Loya, do CC, José Augusto Esteves, da Comissão Central de Controlo, e Mariana Cal, do Executivo da Comissão Regional de Lisboa da JCP.

Factum
Factum
mostra uma selecção alargada de cerca de 170 fotografias de Eduardo Gageiro, um dos mais notáveis fotógrafos portugueses, que acompanhou acontecimentos, modos de vida e personalidades diversas da história recente do País. Para a exposição foram realizadas novas digitalizações, tratamentos de imagem, ampliações e impressões de todas as fotografias seleccionadas, a partir dos seus negativos originais.

Na exposição destacam-se algumas das imagens mais relevantes do 25 de Abril de 1974, entre outras séries de trabalhos que mostram o País nas suas várias vicissitudes políticas, sociais e culturais, desde a década de 1950 até 2023.