Festa do Avante!, festa de Abril, da cultura, da fraternidade e da paz

Alexandre Araújo (Membro do Secretariado)

A Festa do Avante! é sempre uma surpresa para quem pela primeira vez nela participa

Aí estamos, a dinamizar a divulgação da Festa do Avante!, afirmando por todo o País a sua realização nos dias 6, 7 e 8 de Setembro – na Atalaia, Amora Seixal –, com a sua identidade de sempre e sempre com novos motivos de interesse para nela participar.

No ano em que se assinala o 50.º aniversário do 25 Abril, a Festa do Avante!, grande realização do Partido Comunista Português, a que o seu órgão central dá o nome, volta a concretizar-se como a grande festa do Portugal de Abril, como a definiu Álvaro Cunhal em 1977: «A Festa do Avante!, festa dos comunistas portugueses, festa do PCP, pelo que é, pelo que expressa, pelo que afirma, pelo que comunica, pelo que propõe, é também a festa dos trabalhadores, a festa do povo, a festa do Portugal de Abril e das suas grandes conquistas e realizações democráticas.»

Trata-se da 48.ª edição da Festa do Avante!, cujas realizações, inserindo-se no concreto da vida e luta do povo português, atravessou todo o processo contra-revolucionário, avançando, resistindo e afirmando os valores de Abril. Afirmando-se como a grande festa da cultura, da fraternidade e da paz.

Uma Festa para todos
Num momento em que as exigências convocam todo o Partido para a batalha das eleições para o Parlamento Europeu e para, desde já, dar combate aos projectos da direita e do seu governo que agora toma posse, avança-se também em todos os aspectos da preparação da Festa, para que dentro em breve se possa estar a divulgar o programa da edição deste ano.

Esta é uma Festa para todos com um programa que, novamente, será um momento importante na valorização da arte e da cultura, com os espectáculos onde cabem todas as músicas, e onde a abertura do Palco 25 Abril com o concerto de música clássica é ponto alto. Dos artistas consagrados e dos grandes nomes da música nacional ao espaço para a apresentação de novos projectos, que desde sempre e através de diversas formas a Festa foi portadora, e que hoje assume no concurso Novos Valores que a JCP promove.

Com espaço para o teatro, o cinema, para as exposições de artes plásticas, de ciência, entre outras, nomeadamente continuando a dar a conhecer expressões da cultura do nosso País, com uma mostra no Espaço Central dedicada à Festa dos Tabuleiros de Tomar.

Festa que é também de promoção do desporto, envolvendo centenas de atletas em dezenas de modalidades e onde a corrida da Festa, para a qual abrem agora as inscrições, na sua 35.º edição, é ponto alto.

Uma festa para toda a família, com programa e iniciativas dedicadas em especial à infância, que, ocorrendo por toda a Festa, tem destaque no Espaço Criança, que faz as delicias de todos – como ficou demonstrado no dia 21 de Março, em que mais de 1400 crianças de escolas da freguesia da Amora responderam positivamente ao convite da Festa para assinalar o Dia da Arvore.

Construir e divulgar
No dia 22 de Junho terão início as jornadas de trabalho para a construção da Festa. Até lá, importa continuar a construir a Festa, assumindo a sua divulgação e a venda das EP como prioridade. A EP constitui um título de solidariedade, cuja distribuição importa alargar, levando mais longe o apelo para a sua aquisição, valorizando todo o vasto programa e iniciativas a que dá acesso por apenas 32 euros.

Apelo que deve ser levado a todos os que desde sempre não perdem uma Festa, mas também a todos os que já foram à Festa, por algum motivo deixaram de ir e a ela querem voltar, e ainda a todos os que a podem visitar pela primeira vez, até porque sabemos que a Festa do Avante! é sempre uma surpresa para quem pela primeira vez nela participa, desde logo pela sua dimensão, mas sobretudo pelo ambiente de camaradagem e fraternidade que nela se vive.

Porque não há Festa como esta!

 



Mais artigos de: Opinião

Pela verdade, custe o que custar

Os sinistros acordes dos tambores da guerra continuam a soar, e cada vez mais alto. A corrida aos armamentos e a construção de uma «economia de guerra», em que a NATO e a União Europeia estão empenhadas, chegam a ser apresentadas como «oportunidade a não perder» para modernizar e desenvolver o País, e aqueles que votaram...

Deus, Pátria e Família

«Não discutimos Deus e a virtude; não discutimos a Pátria e a sua História; não discutimos a autoridade e o seu prestígio; não discutimos a Família e a sua moral; não discutimos a glória do trabalho e o seu dever. (…) Mas o homem na vida doméstica, no trabalho, na Nação, é obrigado a organizar a sua ordem. Devido ao...

Quantos pobres são necessários?

A revista Forbes divulgou mais uma vez a lista das pessoas mais ricas do mundo, altamente elucidativa do actual nível de concentração da riqueza e desigualdades sociais. «Que grande ano para os bilionários do mundo», afirma a publicação. Não é para menos. O número de bilionários é agora o maior de toda a História: 2781....

Portas que se abriram

[Eu vou votar porque] «a Europa nos traz muitos benefícios, não só nas políticas, mas também na sociedade, o que também dá para promover outras coisas que, se não estivéssemos na Europa não conseguíamos fazer». Esta afirmação, feita em resposta à pergunta se vai votar e porquê, por uma jovem, numa escola, no final de um...

Que é isto?

A AD colocou no seu programa eleitoral matérias relativas à vida interna e à actividade de outros partidos. Diz: «Alargar normas anticorrupção aos partidos políticos […]». E mais adiante: «Criar um código de conduta para os agentes políticos, os partidos e as campanhas eleitorais, que estabeleça princípios e regras...