CDU continua a intervir em defesa do desenvolvimento sustentável de Aveiro

No Dia Mun­dial do Am­bi­ente (5 de Junho), a CDU avançou com al­gumas ques­tões im­por­tantes para a po­pu­lação de Aveiro, como a ne­ces­si­dade de va­lo­rizar o trans­porte pú­blico, seja em termos de oferta, como no apoio à pro­cura, «uma me­dida de mi­ti­gação das al­te­ra­ções cli­má­ticas, que se torna es­sen­cial para a de­fesa do meio am­bi­ente».

«Apesar de al­guns avanços a nível na­ci­onal, com a im­ple­men­tação do Pro­grama de Apoio à Re­dução Ta­ri­fária (PART), po­demos cons­tatar que este pro­grama nunca chegou ao con­celho de Aveiro, não ha­vendo in­tenção de tal acon­tecer, o que pe­na­liza gran­de­mente a po­pu­lação de Aveiro», re­fere a Co­li­gação PCP-PEV, que dá como exemplo o passe de Aveiro ao Porto, que tem um custo mensal de 81,25 euros, mais do dobro do que é apli­cado ao abrigo do PART (40 euros por mês).

Em co­mu­ni­cado, a CDU de­nuncia que a pri­va­ti­zação no sector dos trans­portes «veio agravar o pro­blema da mo­bi­li­dade em Aveiro, seja pela falta de car­reiras em nú­mero su­fi­ci­ente para as fre­gue­sias da pe­ri­feria, seja, por exemplo, pela eli­mi­nação da linha 13, que servia a po­pu­lação de São Ja­cinto». «O ca­minho passa pela de­fesa deste ser­viço pú­blico, com ho­rá­rios que sirvam as po­pu­la­ções e com preços aces­sí­veis, para que se tornem ver­da­dei­ra­mente numa al­ter­na­tiva ao trans­porte in­di­vi­dual», re­ferem os eleitos da Co­li­gação PCP-PEV.

As crí­ticas es­tendem-se à pas­sagem para a au­tar­quia da gestão da re­serva na­tural das dunas de São Ja­cinto, uma res­pon­sa­bi­li­dade do Es­tado. Avançou-se ainda com a ne­ces­si­dade de uma ci­dade com es­paços verdes, ao con­trário do que tem vindo a acon­tecer.

 

 



Mais artigos de: Nacional

Exige-se o reconhecimento do Estado da Palestina por Portugal

Mi­lhares de pes­soas já as­si­naram a pe­tição «Pelo re­co­nhe­ci­mento do Es­tado da Pa­les­tina por Por­tugal», diri­gida ao Go­verno, que apenas ad­mite o Es­tado de Is­rael, ao con­trário da es­ma­ga­dora mai­oria dos países do mundo.

Compartes dos baldios continuam a ser discriminados nas ajudas da PAC

A CNA re­clama a cri­ação de me­didas ex­tra­or­di­nárias para com­pensar as perdas bru­tais de ren­di­mentos im­postas aos com­partes dos bal­dios e que, na re­pro­gra­mação do Plano Es­tra­té­gico da Po­lí­tica Agrí­cola Comum, seja eli­mi­nado o co­e­fi­ci­ente de re­dução de ele­gi­bi­li­dade destas áreas.

10 de Junho foi dia de luta antirracista

A Frente Anti-Racista (FAR) e um vasto conjunto de outras organizações (mais de 40) assinalou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de Junho, com uma acção em Lisboa para relembrar todas as vítimas do racismo em Portugal e lutar por um País sem discriminações. A iniciativa começou junto ao...

Trabalho, honestidade e competência em Évora

Em Évora, «construímos o futuro com confiança, conscientes do que ainda falta fazer, num percurso de obra realizada!», afirma a CDU, após o PS ter inviabilizado na Assembleia Municipal a prestação de contas de 2023. Uma atitude entendida como «oposição à recuperação económica e financeira da...

27.º Piquenicão Nacional do MURPI

No próximo domingo, 16, a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI vai realizar, a partir das 10h00, o seu 27.º Piquenicão Nacional no Parque Municipal de Cabeço de Montachique, em Loures, sob o lema «Só o Portugal de Abril respeitará o Outono da vida». Confirmada...