Kerala lidera progresso na Índia em índices de desenvolvimento

O Es­tado de Ke­rala, di­ri­gido pela co­li­gação Frente De­mo­crá­tica de Es­querda (FDE), en­ca­beça ac­tu­al­mente os re­sul­tados po­si­tivos que re­flectem o pro­gresso da Índia no cum­pri­mento dos Ob­jec­tivos de De­sen­vol­vi­mento Sus­ten­tável (ODS).

O mi­nistro-chefe de Ke­rala, Pi­na­rayi Vi­jayan, des­tacou que esse re­sul­tado re­flecte o com­pro­misso com o pro­gresso e o bem-estar so­cial as­su­mido pelo go­verno da FDE, li­de­rado pelo Par­tido Co­mu­nista da Índia (Mar­xista) e in­te­grado pelo Par­tido Co­mu­nista da Índia e ou­tras forças e or­ga­ni­za­ções po­lí­ticas.

De acordo com o úl­timo Índice de De­sen­vol­vi­mento Sus­ten­tável, do NITI Aayog, um grupo de pe­ritos em po­lí­ticas pú­blicas, Ke­rala e Ut­ta­rakhand li­deram os avanços do grande país sul-asiá­tico nas metas de eli­minar a po­breza, pro­por­ci­onar tra­balho de­cente, im­pul­si­onar o cres­ci­mento eco­nó­mico e na acção cli­má­tica, entre ou­tras.

Ke­rala e Ut­ta­rakhand li­deram com 79 pontos cada um o Índice de ODS 2023-2024 da Índia, que mede o pro­gresso na­ci­onal em 113 in­di­ca­dores ali­nhados com os marcos re­gu­la­tó­rios e pri­o­ri­dades do país e em ar­ti­cu­lação com os Ob­jec­tivos Glo­bais da Agenda 2030.

 



Mais artigos de: Internacional

Nicolás Maduro confiante numa grande vitória eleitoral

O can­di­dato à pre­si­dência pelo Grande Pólo Pa­trió­tico, Ni­colás Ma­duro, alertou uma vez mais, no dia 16, para as la­tentes ame­aças de vi­o­lência que visam de­ses­ta­bi­lizar a re­a­li­zação das elei­ções pre­si­den­ciais na Re­pú­blica Bo­li­va­riana da Ve­ne­zuela.

O povo palestiniano resiste perante a barbárie israelita

Tropas is­ra­e­litas con­ti­nuam a per­pe­trar mas­sa­cres na Faixa de Gaza que, se­gundo di­ri­gentes pa­les­ti­ni­anos, per­se­guem o ob­jec­tivo da ex­pulsão da po­pu­lação pa­les­ti­niana deste ter­ri­tório, onde se agravam a crise ali­mentar, sa­ni­tária e de acesso à água. Pros­se­guem também os ata­ques dos co­lonos e forças mi­li­tares is­ra­e­litas na Cis­jor­dânia.

Cimeira da NATO, retórica e acção belicistas

Na Ci­meira que as­si­nalou os seus 75 anos, entre os dias 9 e 11 deste mês, em Washington, a NATO de­cidiu con­ti­nuar a pro­longar e a agravar a guerra no Leste da Eu­ropa, anun­ciou que os EUA vão ins­talar mís­seis de longo al­cance na Ale­manha, com a Rússia na mira, pro­moveu o au­mento das des­pesas mi­li­tares e in­ten­si­ficou as ame­aças à China.

Após atentado, Trump é candidato à presidência dos EUA

Nos Estados Unidos da América, a convenção nacional do Partido Republicano termina hoje, 18, após ter formalizado o ex-presidente Donald Trump como candidato à presidência do país, nas eleições de 5 de Novembro próximo. A convenção confirmou também que o candidato republicano a vice-presidente será o senador James David...

A orelha sangrenta do imperialismo

Enquanto a História não se encarrega de esclarecer os estranhos contornos da tentativa de assassinato de Donald Trump, assumamos, sem qualquer prejuízo de análise, a versão oficial dos factos. É sempre avisado perguntarmo-nos, como os antigos, quem beneficia, mas nem sempre quem beneficia indirectamente é directamente...