Partido em actividade e discussão com alegria

Um pouco por todo o País, em pi­que­ni­ques e con­ví­vios, o co­lec­tivo par­ti­dário de­bate a si­tu­ação na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal e as ta­refas que delas de­corre. Com mi­li­tância e uma imensa ale­gria.

A pre­pa­ração do XXII Con­gresso é uma im­por­tante ta­refa

Barreiro

Bar­reiro

De­zenas de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do PCP par­ti­ci­param, dia 7, no tra­di­ci­onal pi­que­nique do con­celho do Bar­reiro, re­a­li­zado este ano no Centro Socio-Cul­tural do Bairro da Li­ber­dade, na fre­guesia de Santo An­tónio da Char­neca. Houve con­vívio, mú­sica, muitas e boas con­versas, tra­balho mi­li­tante e in­ter­venção po­lí­tica – este ano a cargo de João Frazão, da Co­missão Po­lí­tica.

Na sua in­ter­venção, o di­ri­gente co­mu­nista sa­li­entou a agu­di­zação das de­si­gual­dades e in­jus­tiças em re­sul­tado da acção de um Go­verno PSD/​CDS que não dá res­posta aos pro­blemas dos tra­ba­lha­dores e do povo: os baixos sa­lá­rios e pen­sões, a des­va­lo­ri­zação das car­reiras e pro­fis­sões, o de­sin­ves­ti­mento nos ser­viços pú­blicos, com par­ti­cular des­taque para a saúde. Trata-se, pois, do pros­se­gui­mento da po­lí­tica de di­reita, que o PS vinha a con­cre­tizar e, nos traços fun­da­men­tais, con­tinua a apoiar.

Da po­lí­tica na­ci­onal às suas ex­pres­sões lo­cais, João Frazão de­nun­ciou a po­lí­tica do PS na Câ­mara Mu­ni­cipal do Bar­reiro: no dia em que en­cer­raram as ur­gên­cias ge­rais no Hos­pital do Bar­reiro, o pre­si­dente da au­tar­quia ce­le­brou o avanço da cons­trução de uma uni­dade pri­vada de saúde, em ter­renos pú­blicos ce­didos para o efeito.

A di­vul­gação e cons­trução da Festa do Avante!, com pri­o­ri­dade para a venda da EP, e a pre­pa­ração do XXII Con­gresso do PCP, a re­a­lizar nos dias 13, 14 e 15 de De­zembro em Al­mada, com o lema «Força de Abril. Tomar a ini­ci­a­tiva, com os tra­ba­lha­dores e o povo. De­mo­cracia e So­ci­a­lismo», foram al­gumas das ta­refas enun­ci­adas.

Con­vívio de Verão em San­tiago do Cacém

Santiago do Cacém

San­tiago do Cacém

Dias antes, a 2 de Julho, tinha tido lugar o con­vívio de Verão no Rio da Fi­gueira, em San­tiago do Cacém. Ponto alto de con­vívio dos mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do PCP do Li­toral Alen­te­jano, esta tra­di­ci­onal ini­ci­a­tiva serviu também para re­forçar a or­ga­ni­zação e a in­ter­venção do Par­tido.

Al­bano Mestre, da Co­missão Con­ce­lhia de San­tiago do Cacém e da Di­reção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Li­toral Alen­te­jano (DORLA) do PCP, saudou os pre­sentes, des­ta­cando a im­por­tância da­quele mo­mento para for­ta­lecer o par­tido e pre­parar as pró­ximas ba­ta­lhas.

Mar­ga­rida Santos, que também in­tegra a DORLA, fez um ba­lanço das ac­ti­vi­dades da or­ga­ni­zação re­gi­onal nos úl­timos meses e apre­sentou as pro­postas do PCP para o de­sen­vol­vi­mento da re­gião.

Ma­nuel Ro­dri­gues, da Co­missão Po­lí­tica, de­nun­ciou os ata­ques aos di­reitos dos tra­ba­lha­dores e do povo por parte do Go­verno do PSD/​CDS, cri­ti­cando as suas op­ções po­lí­ticas e re­a­fir­mando pro­postas al­ter­na­tivas que visam a jus­tiça so­cial e a me­lhoria das con­di­ções de vida da mai­oria da po­pu­lação.

Avante com a Festa!

Odivelas

Odi­velas

Re­a­lizou-se, no dia 22 de Junho, a 3.ª edição do Avante com a Festa!. A ini­ci­a­tiva juntou ca­ma­radas, mi­li­tantes e amigos da con­ce­lhia de Odi­velas do PCP e trouxe um gosto da Festa do Avante! aos odi­ve­lenses. Houve tempo para o con­vívio e para re­en­con­trar ca­ma­radas e amigos. A ini­ci­a­tiva contou com al­guns mo­mentos mu­si­cais e nela re­a­fir­maram-se os va­lores da paz e a de­fesa do di­reito à au­to­de­ter­mi­nação dos povos.

 



Mais artigos de: PCP

Na Foz do Arelho, destaca-se a alternativa que se impõe

No do­mingo, re­a­lizou-se a já ha­bi­tual Festa de Verão na Foz do Arelho, Caldas da Rainha, que juntou cen­tenas de mi­li­tantes e amigos do PCP, e contou com a par­ti­ci­pação do Se­cre­tário-Geral do Par­tido.

Basta de política de direita na Educação

«Para um País que con­si­dere a Edu­cação como um pilar fun­da­mental da De­mo­cracia e como um dos mais ba­si­lares di­reitos do povo, são ne­ces­sá­rias me­didas que rompam com o ca­minho ini­ciado pelo PS e pros­se­guido por PSD e CDS», sa­li­entou, no dia 16, Jorge Pires numa de­cla­ração sobre Edu­cação.

Projecto autárquico da CDU é distintivo

O PCP recebeu, no dia 15, na sua sede, em Lisboa, o Livre para uma reunião que se realizou em torno da actual situação política e social que se vive no País e em torno das respostas aos problemas que o povo português hoje enfrenta. Em declarações à imprensa no final da reunião, o Secretário-Geral do PCP apontou uma...