Luto nacional no Vietname pela morte de Nguyen Phu Trong

O Se­cre­tário-Geral do Par­tido Co­mu­nista do Vi­et­name (PCV), Nguyen Phu Trong, fa­leceu em Hanói, no dia 19, aos 80 anos, ví­tima de do­ença pro­lon­gada.

O Co­mité Cen­tral do PCV, a As­sem­bleia Na­ci­onal, o pre­si­dente da Re­pú­blica, o go­verno e a Frente da Pá­tria do Vi­et­name anun­ci­aram, num co­mu­ni­cado, que as ce­ri­mó­nias fú­ne­bres se re­a­lizam na ca­pital, Hanói, hoje, 25, e amanhã, tendo sido de­cre­tados dois dias de luto na­ci­onal, em que as ban­deiras es­tarão a meia haste nos lo­cais de tra­balho e lo­cais pú­blicos e serão sus­pensas todas as ac­ti­vi­dades de en­tre­te­ni­mento.

Nguyen Phu Trong nasceu em 1944 no seio de uma fa­mília cam­po­nesa, na co­muna de Dong Hoi, um dis­trito de Hanói, e in­gressou nas fi­leiras do PCV em 1967. Li­cen­ciado em Fi­lo­logia e dou­to­rado em Ci­ên­cias Po­lí­ticas, in­te­grou o Co­mité Cen­tral do PCV desde 1994 e o seu Bu­reau Po­lí­tico desde 1997.

De­vido às suas no­tá­veis con­tri­bui­ções para a causa re­vo­lu­ci­o­nária do Par­tido e da nação, Nguyen Phu Trong foi agra­ciado com a Ordem Es­trela Dou­rada, a mais alta con­de­co­ração no Vi­et­name.

O pre­si­dente do Vi­et­name, To Lam, exaltou as grandes qua­li­dades e con­tri­butos do di­ri­gente de­sa­pa­re­cido, su­bli­nhando, entre ou­tros as­pectos, que «foi um ex­ce­lente dis­cí­pulo que nunca dei­xava de aprender e se­guir o pen­sa­mento, a ética e o es­tilo do pre­si­dente Ho Chi Minh, e que de­dicou toda a sua vida à causa re­vo­lu­ci­o­nária do nosso Par­tido, nação e povo».

Num ex­tenso ar­tigo pu­bli­cado na im­prensa vi­et­na­mita, To Lam re­alçou os mais de 55 anos de ac­ti­vi­dade con­tínua do di­ri­gente co­mu­nista, for­jado na prá­tica re­vo­lu­ci­o­nária, com visão es­tra­té­gica e pen­sa­mento agudo. Nguyen Phu Trong, acres­centou, «é ver­da­dei­ra­mente um exemplo tí­pico da pura ética re­vo­lu­ci­o­nária, di­li­gência e im­par­ci­a­li­dade, com um es­tilo de vida sim­ples, um es­tilo de tra­balho de­mo­crá­tico, de­di­cado e ci­en­tí­fico, que foi res­pei­tado e amado pelos qua­dros, mi­li­tantes do Par­tido e povo, e muito apre­ciado pelos amigos in­ter­na­ci­o­nais».

O pre­si­dente vi­et­na­mita des­tacou também que, jun­ta­mente com o co­lec­tivo do Co­mité Cen­tral do PCV, Nguyen Phu Trong aplicou e de­sen­volveu cri­a­ti­va­mente o mar­xismo-le­ni­nismo e o pen­sa­mento de Ho Chi Minh, con­tri­buindo para a cons­trução de um par­tido cada vez mais trans­pa­rente e só­lido e um Es­tado de di­reito so­ci­a­lista do povo, pelo povo e para o povo».

PCP ex­pressa as suas con­do­lên­cias
O Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do PCP, assim como o Se­cre­tário-Geral do PCP, en­vi­aram cartas onde ex­pres­saram a pro­funda tris­teza pelo fa­le­ci­mento de Nguyen Phu Trong, Se­cre­tário-Geral do Co­mité Cen­tral do Par­tido Co­mu­nista do Vi­et­name.

Nas men­sa­gens é su­bli­nhado que Nguyen Phu Trong «foi um emi­nente re­vo­lu­ci­o­nário co­mu­nista que de­dicou toda a sua vida em prol dos in­te­resses e das as­pi­ra­ções do povo vi­et­na­mita, de in­de­pen­dência, de so­be­rania, de de­sen­vol­vi­mento e pro­gresso so­cial da sua pá­tria, da cons­trução do so­ci­a­lismo», tendo o PCP trans­mi­tido «os sen­ti­mentos de mais pro­fundo pesar e as con­do­lên­cias dos co­mu­nistas por­tu­gueses ao Par­tido Co­mu­nista do Vi­et­name e, por seu in­ter­médio, ao povo vi­et­na­mita e à fa­mília do ca­ma­rada Nguyen Phu Trong.»



Mais artigos de: Internacional

«Onda de despertar e de dignidade nacional» em vésperas de eleições na Venezuela

Na Ve­ne­zuela, nas elei­ções pre­si­den­ciais de do­mingo, 28, mais de 21,6 mi­lhões de elei­tores estão ha­bi­li­tados a votar. Ni­colás Ma­duro está con­fi­ante na vi­tória nas elei­ções, porque con­si­dera que «se le­vantou uma onda de des­pertar e de dig­ni­dade na­ci­onal para travar o fas­cismo e a ex­trema-di­reita que ameaça a paz do país».

Biden abandona candidatura à Presidência

O presidente dos EUA, Joseph Biden, anunciou no domingo, 21, que abandona a candidatura à Presidência dos EUA e que apoiaa nomeação de Kamala Harris, actual Vice-Presidente, como candidata presidencial pelo Partido Democrata. Entretanto, Kamala Harris já confirmou a sua intenção de se apresentar à nomeação na Convenção...