Investimento público atinge níveis sem precedentes em Setúbal

«Temos hoje, com­pro­va­da­mente, um nível sem pre­ce­dentes de in­ves­ti­mento pú­blico e pri­vado no nosso con­celho», des­tacou André Mar­tins, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Se­túbal, na apre­sen­tação do presta contas da CDU.

Per­ma­nente con­tacto com as po­pu­la­ções e os tra­ba­lha­dores das au­tar­quias

O presta contas foi di­vul­gado, dia 1 de Ou­tubro, no Forte de S. Fi­lipe, e contou com a par­ti­ci­pação dos pre­si­dentes e re­pre­sen­tantes das juntas de fre­guesia de São Se­bas­tião, Sado, Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Azeitão e da União de Fre­gue­sias de Se­túbal. Na mesa, além de André Mar­tins, es­ti­veram os mem­bros do exe­cu­tivo mu­ni­cipal, ve­re­a­dores Carla Guer­reiro, Carlos Ra­baçal, Pedro Pina e Rita Car­valho, e o pre­si­dente da As­sem­bleia Mu­ni­cipal, Ma­nuel Pisco Lopes.

A ini­ci­a­tiva coin­cidiu com o ar­ranque «de uma jor­nada de con­tacto com as po­pu­la­ções, fre­guesia a fre­guesia, para aí dar também a co­nhecer o ba­lanço do tra­balho re­a­li­zado e o que con­tamos ainda re­a­lizar em cada um desses ter­ri­tó­rios», re­velou André Mar­tins, fri­sando ser «uma das re­gras da CDU e do nosso tra­balho co­lec­tivo».

Re­la­ti­va­mente ao in­ves­ti­mento pú­blico, o pre­si­dente do mu­ni­cípio re­cordou que Se­túbal é a «ter­ceira au­tar­quia do País com maior vo­lume de can­di­da­turas do Plano de Re­cu­pe­ração e Re­si­li­ência apro­vadas», com 151 mi­lhões de euros para aplicar em obras «úteis e im­pres­cin­dí­veis» como «a re­a­bi­li­tação e cons­trução de ha­bi­tação, novas es­colas, novos cen­tros de saúde ou novos equi­pa­mentos para a prá­tica do des­porto».

En­tre­tanto, este in­ves­ti­mento feito ao longo dos anos pela gestão dos exe­cu­tivos da CDU tem ga­ran­tido «atrac­ti­vi­dade nas op­ções que os in­ves­ti­dores pri­vados têm feito», sendo essa uma das ra­zões que co­locam Se­túbal «numa época sem pre­ce­dentes na pro­cura pelo in­ves­ti­mento pri­vado em vá­rias áreas ca­pazes de gerar mais em­prego» e «mais ri­queza», as­se­gurou André Mar­tins.

Trans­fe­rên­cias para as fre­gue­sias
Além do in­ves­ti­mento pú­blico em áreas como a edu­cação, a saúde, a cul­tura, o des­porto, o am­bi­ente, a mo­bi­li­dade e o trans­porte, o mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo e a ha­bi­tação «em valor muito su­pe­rior a qual­quer outro man­dato CDU», André Mar­tins in­formou que neste man­dato foi du­pli­cado «o valor das trans­fe­rên­cias fi­nan­ceiras» para as juntas de fre­guesia do con­celho, para que possam exercer, com os de­vidos meios, «as com­pe­tên­cias mu­ni­ci­pais que lhes foram en­tre­gues».

«Hoje, a Câ­mara Mu­ni­cipal trans­fere um valor de mais de dez mi­lhões de euros para as fre­gue­sias do con­celho, um valor nunca al­can­çado em qual­quer man­dato», re­forçou o pre­si­dente.

 

Obras que fazem falta às po­pu­la­ções

Sobre as «obras que re­al­mente fazem falta às nossas po­pu­la­ções», André Mar­tins des­tacou a re­a­li­zação dos cen­tros de saúde de Azeitão (já cons­truído) e da Bela Vista (em cons­trução); do Centro Es­colar Bar­bosa du Bo­cage (já bas­tante vi­sível) e da es­cola de pri­meiro ciclo e pré-es­colar na Quinta da Ami­zade (em fase de pro­ce­di­mento); a cons­trução do au­di­tório cul­tural em Brejos de Azeitão (já ad­ju­di­cado) e a re­qua­li­fi­cação da Casa Luísa Todi (em pro­ce­di­mento para con­curso); o pa­vi­lhão des­por­tivo nas Man­tei­gadas (já ad­ju­di­cado) e o Campo das Pe­dreiras, no Viso (em fase de pro­ce­di­mento con­cursal); as obras de qua­li­fi­cação do Parque da Várzea, do Parque da Bela Verde da Bela Vista e do Parque Verde da Quinta da Ami­zade (em fase de pro­ce­di­mento con­cursal); o con­ti­nuado in­ves­ti­mento da Câ­mara Mu­ni­cipal no in­cen­tivo à uti­li­zação do trans­porte pú­blico e as obras na Ave­nida dos Ci­prestes e na Ave­nida de Mo­çam­bique (esta em fase de con­curso).
No mo­vi­mento as­so­ci­a­tiva re­feriu, além do apoio tra­di­ci­onal à ac­ti­vi­dade, o apoio à cons­trução ou be­ne­fi­ci­ação das sedes de 30 as­so­ci­a­ções, e na ha­bi­tação, além da re­qua­li­fi­cação de cen­tenas de ha­bi­ta­ções mu­ni­ci­pais, a ad­ju­di­cação em hasta pú­blica para a cons­trução de 168 novos fogos para venda em re­gime de custos con­tro­lados.

Mu­ni­ci­pa­li­zação da água
«A par destes in­ves­ti­mentos sem pre­ce­dentes em man­datos an­te­ri­ores, já cum­primos o nosso com­pro­misso de mu­ni­ci­pa­li­zação da água, com re­dução de valor do custo de água ao con­su­midor em cerca de 20 por cento», ga­rantiu o pre­si­dente da au­tar­quia, re­cor­dando que aquele «ser­viço es­sen­cial» es­teve por 25 anos «na mão dos pri­vados por de­cisão da­queles que, hoje, à pressa e de forma de­sas­trada, tentam apagar as ex­clu­sivas res­pon­sa­bi­li­dades que ti­veram neste pro­cesso». «Graças a esta al­te­ração foi pos­sível avançar com a his­tó­rica obra do sa­ne­a­mento na fre­guesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra», su­bli­nhou.

 



Mais artigos de: Nacional

João Oliveira na Madeira avalia impacto dos incêndios

Na sexta-feira, a CDU or­ga­nizou, com o de­pu­tado do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu (PE), João Oli­veira, uma jor­nada de con­tactos com as po­pu­la­ções e uma vi­sita às áreas atin­gidas pelos in­cên­dios de Agosto na ilha da Ma­deira.

Garantir o acesso à IVG através do SNS

O MDM con­corda com a rei­vin­di­cação de pro­lon­ga­mento do prazo de acesso à in­ter­rupção vo­lun­tária da gra­videz (IVG), mas não es­quece o ca­minho, feito de con­quistas, mas também de ten­ta­tivas de re­tro­cesso na lei tri­lhado até hoje.

Conferência para «Mulheres de Abril»

O MDM realiza no sábado, 12, no Auditório JJ Laginha do ISCTE-IUL, em Lisboa, a conferência «Mulheres de Abril somos. Com igualdade temos futuro». O evento reunirá mulheres de diferentes sectores da sociedade que, a partir de experiências e lutas concretas, reflectirão sobre as transformações e os avanços nos pilares...

Vereadores do PCP questionam Carlos Moedas sobre os sem abrigo de Arroios

Na sequência das declarações do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, na cerimónia de comemoração da Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910, os vereadores do PCP, João Ferreira e Ana Jara, solicitaram esclarecimentos relativamente à retirada de pessoas em situação de sem abrigo da zona...

Fórum Intermunicipal da Saúde quer reunião urgente com ministra

O Fórum Intermunicipal da Saúde, que une os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, decidiu pedir uma reunião com urgência à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para debater a situação do Centro Hospitalar de Setúbal e dos cuidados de saúde primários na região. A decisão foi tomada, sexta-feira, no Salão Nobre dos...

Casa do Alentejo debate o uso e posse da terra

No âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril, a Casa do Alentejo, em Lisboa, promove um ciclo de debates intitulado «Alentejo hoje e amanhã. O uso e posse da terra». O primeiro, com o tema «A terra que temos», tem lugar no dia 12 de Outubro, às 15h00, e conta com a participação de Alfredo Campos (CNA),...

Moção da CDU pela concretização do Plano de Mobilidade do Vale do Tua

Por proposta da CDU, a Assembleia Municipal de Mirandela aprovou, por unanimidade, a moção «pela concretização do Plano de Mobilidade do Vale do Tua» (PMVT), a principal contrapartida pela construção da barragem de Foz Tua, que obrigou ao desmantelamento da única linha ferroviária que servia o Nordeste Transmontano. Este...

Paz e solidariedade com a Palestina

Para além da jornada nacional de solidariedade «Palestina Livre! Paz no Médio Oriente!», que decorre até ao próximo sábado (ver páginas centrais), a luta pela paz e a solidariedade continua, com outras iniciativas já marcadas: a 26 de Outubro, às 16h00, o Fórum Lisboa acolhe um Concerto pela Paz e de Solidariedade com a...