A passagem do deputado comunista por Setúbal ocorre dias depois de ter sido conhecida o aumento da frequência de comboios entre Setúbal e Lisboa – que passa a ser de 20 minutos, em vez dos actuais 30 em hora de ponta e de uma hora no restante período. O novo horário, que entrará em vigor a 15 de Dezembro, resultou da insistência da autarquia em reuniões sucessivas com o Ministério das Infra-estruturas e com a própria Fertagus. João Oliveira valorizou a “conquista” da autarquia gerida pela CDU e salientou que «não basta ter linhas de caminho-de-ferro, é necessário ter comboios de qualidade de acordo com as necessidades das populações. É imprescindível que esse investimento seja feito pelo Estado, por intermédio da CP».
André Martins revelou a próxima luta no que à ferrovia diz respeito: a extensão do Eixo Norte-Sul até Praias do Sado, fundamental para servir a população daquela localidade e para facilitar a mobilidade dos cerca de 10 mil estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal, muitos dos quais se deslocam de outros concelhos da Península de Setúbal e até de Lisboa.