AAPC comemorou 50 anos

A Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) comemorou, no dia 16, o seu 50.º aniversário, com um almoço na Casa do Alentejo, em que participaram dezenas de sócios, de vários núcleos do País. Estiveram também presentes o embaixador de Cuba, José Ramón Saborido Loid e outros membros da Embaixada, representantes do CPPC, MURPI, CGTP-IN, USL, JCP e PCP – representado por Pedro Guerreiro, do Secretariado do Comité Central, e Cristina Cardoso, da Secção Internacional.

O embaixador de Cuba saudou o importante trabalho solidário que a AAPC tem desempenhado ao longo de 50 anos, recordando a entrega, pela delegação do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos (ICAP), que recentemente esteve em Portugal, da medalha da Ordem da Solidariedade atribuída à AAPC, por decreto do Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.

Augusto Fidalgo, presidente da Direcção da AAPC, recordou alguns dos momentos mais importantes do trabalho de solidariedade com Cuba realizado durante as últimas cinco décadas, como as brigadas de solidariedade e viagens a Cuba, as campanhas de solidariedade ou marcantes actos como a recepção a Fidel Castro, no Porto, em 1998, e a Miguel Diaz-Canel, em Lisboa, em 2023. Valorizou ainda o trabalho de muitos dirigentes e sócios, particularmente de Armanda Fonseca, presidente durante mais de duas décadas, recentemente falecida.

Na saudação enviada, o PCP enalteceu o trabalho da AAPC na promoção da amizade e a cooperação entre os dois povos, na divulgação dos valores da Revolução cubana e as suas conquistas, «denunciando todas as acções do imperialismo norte-americano – incluindo o criminoso bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA –, contra Cuba, o seu heróico e combativo povo e governo», desejando que a associação reforce o seu trabalho solidário em prol dos «valores da luta anti-imperialista, da paz, da amizade, da cooperação entre os povos».

 



Mais artigos de: Internacional

Genocídio e expulsão de populações são crimes que a História lembrará

Os EUA vetaram no Conselho de Segurança das Nações Unidas mais uma resolução a exigir o cessar-fogo na Faixa de Gaza, expondo a sua cumplicidade e apoio à política genocída por parte de Israel. No terreno, forças israelitas continuam a bombardear a Faixa de Gaza e território do Líbano, incluindo Beirute, a capital, cometendo novos massacres entre a população.

Deter a escalada de guerra do imperialismo, defender o diálogo e a paz

A decisão de Biden de utilizar mísseis norte-americanos para, a partir da Ucrânia, atacar território da Rússia, constitui mais um perigosíssimo passo na escalada de guerra, colocando os EUA no confronto directo com a Federação Russa. A resposta de Moscovo não se fez tardar, com o lançamento de um novo míssil balístico hipersónico de alcance intermédio.

Frente Ampla elegeu presidente do Uruguai

Na segunda volta da eleição presidencial no Uruguai, Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, integrada pelo Partido Comunista do Uruguai, foi o vencedor, derrotando o candidato das forças de direita. A partir de 1 de Março de 2025, cumprirá um mandato de cinco anos.

«Trabalhar para garantir que ninguém fique para trás»

A África do Sul tornou-se o primeiro país africano a presidir ao G20, o grupo dos países mais industrializados do mundo, que agora integra também a União Europeia e a União Africana como membros de pleno direito. No final da recente Cimeira do G20 no Rio de Janeiro, o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que...