AAPC comemorou 50 anos
A Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) comemorou, no dia 16, o seu 50.º aniversário, com um almoço na Casa do Alentejo, em que participaram dezenas de sócios, de vários núcleos do País. Estiveram também presentes o embaixador de Cuba, José Ramón Saborido Loid e outros membros da Embaixada, representantes do CPPC, MURPI, CGTP-IN, USL, JCP e PCP – representado por Pedro Guerreiro, do Secretariado do Comité Central, e Cristina Cardoso, da Secção Internacional.
O embaixador de Cuba saudou o importante trabalho solidário que a AAPC tem desempenhado ao longo de 50 anos, recordando a entrega, pela delegação do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos (ICAP), que recentemente esteve em Portugal, da medalha da Ordem da Solidariedade atribuída à AAPC, por decreto do Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
Augusto Fidalgo, presidente da Direcção da AAPC, recordou alguns dos momentos mais importantes do trabalho de solidariedade com Cuba realizado durante as últimas cinco décadas, como as brigadas de solidariedade e viagens a Cuba, as campanhas de solidariedade ou marcantes actos como a recepção a Fidel Castro, no Porto, em 1998, e a Miguel Diaz-Canel, em Lisboa, em 2023. Valorizou ainda o trabalho de muitos dirigentes e sócios, particularmente de Armanda Fonseca, presidente durante mais de duas décadas, recentemente falecida.
Na saudação enviada, o PCP enalteceu o trabalho da AAPC na promoção da amizade e a cooperação entre os dois povos, na divulgação dos valores da Revolução cubana e as suas conquistas, «denunciando todas as acções do imperialismo norte-americano – incluindo o criminoso bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA –, contra Cuba, o seu heróico e combativo povo e governo», desejando que a associação reforce o seu trabalho solidário em prol dos «valores da luta anti-imperialista, da paz, da amizade, da cooperação entre os povos».