19.º Encontro Europeu de Solidariedade com Cuba

Decorreu em Paris, nos passados dias 23 e 24, o 19.º Encontro Europeu de Solidariedade com Cuba, que teve lugar no Espaço Niemeyer, na sede do Partido Comunista Francês.

Exigida em Paris a imediata exclusão de Cuba da infame lista dos EUA de alegados «Estados promotores do terrorismo»

No seguimento da realização do Tribunal Internacional Contra o Bloqueio, em Novembro de 2023, no Parlamento Europeu, o encontro serviu para actualizar informações sobre a situação em Cuba e para partilhar experiências e sugestões para reforçar a exigência do fim do bloqueio imposto pelos EUA, com impacto nas condições de vida do povo cubano e com efeitos extraterritoriais que atingem outros países do mundo. A imediata exclusão de Cuba da infame lista dos EUA de ditos «Estados promotores do terrorismo» foi outra das exigências ouvida nestes dois dias de trabalho.

Fernando González Llort, presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo a sua solidariedade. Seguiu-se uma conferência actualizando a situação económica de Cuba, pelo economista José Luis Rodríguez, do Centro de Estudos da Economia Mundial.

Os trabalhos do encontro foram divididos entre três comissões onde se discutiram: o fortalecimento do movimento de solidariedade, da luta contra o bloqueio e pela exigência da retirada de Cuba da espúria lista dos EUA dando destaque às conclusões do Tribunal Internacional contra o bloqueio; a colaboração solidária baseada no desenvolvimento, na cooperação económica e no fortalecimento do turismo como formas de superar o bloqueio; e a comunicação como arma de defesa de Cuba e o trabalho de desconstrução da desinformação e manipulação contra Cuba.

No final foram apresentadas as conclusões das diferentes comissões e foi adoptada uma declaração final onde se apontou para o reforço da solidariedade internacionalista com o heróico povo cubano, valorizando o exemplo da Revolução cubana e a necessidade de construir «uma ampla unidade anti-imperialista para resistir, criar e vencer as adversidades, único caminho que transformará em realidade os nossos sonhos por um mundo melhor, possível e necessário».

Participaram mais de 300 representantes de 108 associações de amizade, partidos políticos e organizações sindicais, sociais, juvenis, de mulheres e de paz, oriundas de 28 países, incluindo a Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC). Representada por Eduardo Fonseca e Sandra Pereira, a associação destacou a solidariedade em Portugal com a Revolução e o povo cubano, comprometendo-se a ampliar a exigência do fim do criminoso bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelo imperialismo norte-americano.

 



Mais artigos de: Internacional

Israel prossegue agressão à Palestina, ao Líbano e à Síria

Israel continua o massacre do povo palestiniano, em especial na Faixa de Gaza. No Líbano, entrou em vigor um cessar-fogo de 60 dias, que as forças israelitas têm sistematicamente violado. A Síria, repetidamente atacada por Israel, enfrenta agora também uma ofensiva concertada entre diversos grupos terroristas, promovidos e apoiados pela Turquia, Israel e os EUA.

FRELIMO apela a fortalecer a democracia, a unidade nacional e a paz

Reunida nos dias 27 e 28 de Novembro, a Comissão Política da FRELIMO saudou os esforços que o presidente do partido, e também Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, tem realizado, reunindo-se com representantes de diferentes entidades sociais e com candidatos presidenciais, com o objectivo de «abrir um...

PAICV vence eleições autárquicas em Cabo Verde

Em Cabo Verde, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) conquistou a maioria dos 22 municípios do país, derrotando claramente, nas eleições autárquicas do dia 1, o Movimento para a Democracia (MpD), partido que governa Cabo Verde, tendo a maioria de deputados no parlamento. O presidente do PAICV, Rui...

PCP na assembleia nacional do Bloco Nacionalista Galego

A 18.ª Assembleia Nacional do Bloco Nacionalista Galego (BNG) realizou-se no dia 1, no Palácio de Congressos da Galiza, em Santiago de Compostela. Numa situação marcada por preocupantes desenvolvimentos no plano internacional, mas também por vários actos eleitorais com resultados animadores para os nacionalistas...

Governo dos oligarcas para os oligarcas

A nova administração da Casa Branca vai tomando forma como um governo de oligarcas em que a lealdade absoluta a Trump é o principal requisito. Trata-se do elenco mais volátil do último século, mas uma coisa já é certa: não vai correr bem. A bilionária Linda McMahon foi nomeada como Secretária de Estado da Educação. A...