PCP apresenta linhas estratégicas para enfrentar a crise habitacional em Lisboa

Os ve­re­a­dores do PCP na Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa (CML) con­si­deram uma «ur­gência» a re­visão do Plano Di­rector Mu­ni­cipal (PDM), «não só porque a versão em vigor desde 2012 há muito ul­tra­passou o seu pe­ríodo de vi­gência, mas so­bre­tudo porque hoje se re­vela de­sac­tu­a­li­zado e pre­ju­di­cial para o de­sen­vol­vi­mento ur­ba­nís­tico, eco­nó­mico, am­bi­ental e so­cial da ci­dade». Para o efeito, pro­pu­seram re­cen­te­mente «li­nhas es­tra­té­gicas» como «en­frentar a crise ha­bi­ta­ci­onal em Lisboa, in­te­grando a sua abor­dagem no pla­ne­a­mento da ci­dade, através das de­li­be­ra­ções da Carta Mu­ni­cipal de Ha­bi­tação e a clas­si­fi­cação e pro­gra­mação dos solos ne­ces­sá­rios aos seus ob­jec­tivos».

En­tre­tanto, na As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Lisboa de 17 de De­zembro, a Carta Mu­ni­cipal de Ha­bi­tação foi vi­a­bi­li­zada com os votos contra de BE, Livre, dois de­pu­tados in­de­pen­dentes dos Ci­da­dãos Por Lisboa (eleitos pela co­li­gação PS/​Livre), IL e Chega, a abs­tenção de PEV, PCP e PS, e os votos a favor de PSD, PAN, MPT, PPM, Ali­ança e CDS-PP. Co­mu­nistas e eco­lo­gistas jus­ti­fi­caram o seu voto por o do­cu­mento ficar muito aquém do nível de ca­rência que a ci­dade ma­ni­festa.

Mar­vila
No dia 18 de De­zembro, João Fer­reira, ve­re­ador do PCP na CML, juntou-se à luta dos mo­ra­dores de Mar­vila que es­ti­veram con­cen­trados frente aos Paços do Con­celho para de­nun­ciar vá­rios pro­blemas graves que exigem ur­gente re­so­lução, como uma quan­ti­dade sig­ni­fi­ca­tiva de ele­va­dores ava­ri­ados ou in­fil­tra­ções, que im­pos­si­bi­litam o di­reito a uma ha­bi­tação digna para as po­pu­la­ções. Dois dias antes, os mo­ra­dores re­a­li­zaram uma vi­gília junto ao Ga­bi­nete da Ge­balis, no Bairro do Ar­mador.

 



Mais artigos de: Nacional

«O Segredo de António Dias Lourenço» no Museu Resistência e Liberdade

O Museu Na­ci­onal Re­sis­tência e Li­ber­dade, em Pe­niche, inau­gurou, quinta-feira, a ex­po­sição «O Se­gredo de An­tónio Dias Lou­renço», as­si­na­lando o 70.º ani­ver­sário de uma das mais au­da­ci­osas, es­pec­ta­cu­lares e pe­ri­gosas fugas das ca­deias fas­cistas.

Grândola aprova alteração ao PDM e orçamento

A As­sem­bleia de Mu­ni­cipal (AM) de Grân­dola aprovou, por mai­oria, a pro­posta da Câ­mara que con­templa a re­dução do nú­mero de em­pre­en­di­mentos tu­rís­ticos, das áreas de cons­trução e do nú­mero de camas tu­rís­ticas no con­celho.

Aumento brutal da factura de água em Beja

Em 2025 a fac­tura da água em Beja terá um «au­mento brutal», im­posto por PS e PSD na Câ­mara Mu­ni­cipal. Se­gundo a DECO, este con­celho já tinha a ter­ceira fac­tura mais cara entre as ca­pi­tais do dis­trito.

Desagregação do movimento Rui Moreira prejudica a cidade do Porto

A CDU alerta para o «acentuar» da «desagregação» do movimento Rui Moreira, «com reflexos evidentes na actividade autárquica, designadamente municipal». «A anunciada renúncia ao cargo de vereador de Ricardo Valente soma-se à saída do vereador Fernando Paulo, da Associação Cívica Porto o Nosso Movimento, e ao corte de...

PS desperdiça mais de 100 milhões de euros em Loures

A Câmara Municipal de Loures aprovou, no passado dia 18, a última alteração orçamental de 2024, documento que veio confirmar a análise feita pela CDU de que o PS prometeu o que não queria cumprir. «Dos 144 milhões de euros em investimentos previstos para 2024 foram executados pouco mais de 37 milhões, ficando assim por...

Utentes defendem o SNS

A Comissão de Utentes pela Defesa dos Serviços Públicos no Concelho de Idanha-a-Nova promoveu, sábado, uma concentração frente ao Centro de Saúde, com cerca de 80 pessoas, alertando para a necessidade de ter mais médicos, pessoal administrativo e melhores condições neste serviço. No mesmo...