Mensagem do PM não responde ao País real

«O que nós pre­ci­samos é de res­postas para o País real», e não de «de dis­cursos em torno de ideias e de um país idí­licos», afirmou Jaime Toga, membro da Co­missão Po­lí­tica, no dia 25, em re­acção à men­sagem de Natal do pri­meiro-mi­nistro.

O chefe de go­verno, su­bli­nhou o di­ri­gente co­mu­nista, «fala-nos num país que não é o que en­con­tramos no dia-a-dia», e ig­nora nú­meros alar­mantes, como: os dois mi­lhões de por­tu­gueses que vivem abaixo do li­miar de po­breza (dos quais, 300 mil são cri­anças); o mi­lhão de re­for­mados com pen­sões abaixo dos 500 euros; ou todos aqueles cujo sa­lário não chega ao final do mês.

«É para este país e para estas ques­tões que pre­ci­samos de res­posta», re­feriu, fri­sando que não houve qual­quer so­lução ver­da­deira nem no OE, nem na de­cla­ração do pri­meiro-mi­nistro, que fala na ne­ces­si­dade de criar ri­queza quando, di­a­ri­a­mente, 19 grupos eco­nó­micos somam 32 mi­lhões de euros de lu­cros.

As so­lu­ções ne­ces­sá­rias

O di­ri­gente co­mu­nista fez questão, ainda, de frisar que são as pro­postas do PCP, e não os dis­cursos va­zios do chefe de go­verno, que po­derão, ver­da­dei­ra­mente, so­lu­ci­onar os pro­blemas que os tra­ba­lha­dores, o povo e o País en­frentam todos os dias.

A va­lo­ri­zação dos sa­lá­rios e pen­sões, o com­bate à es­pe­cu­lação e a ga­rantia do di­reito à ha­bi­tação, as res­postas aos pro­blemas do SNS, e a de­fesa dos di­reitos dos pais e das cri­anças, com cre­ches as­se­gu­radas a todos os que delas ne­ces­sitem, foram as pro­postas des­ta­cadas pelo di­ri­gente.



Mais artigos de: PCP

Fuga de Peniche foi há 65 anos

Foi no dia 3 de Ja­neiro de 1960, há pre­ci­sa­mente 65 anos, que dez di­ri­gentes e qua­dros co­mu­nistas, dando corpo a um plano que levou longos anos a pre­parar, fu­giram de um dos mais se­guros cár­ceres fas­cistas, o Forte de Pe­niche.

Faleceu Maria do Carmo Tavares, sindicalista e militante comunista

Faleceu aos 76 anos Maria do Carmo Tavares Ramos. Analista química, antes do 25 de Abril participou na Comissão Negociadora da Portaria dos Analistas. Entre 1974 e 1975 fez parte da Comissão de Trabalhadores da empresa Neocel, onde trabalhava. Teve intervenção activa para a realização de eleições e democratização do...