Faleceu Maria Teresa Horta

Maria Teresa Horta faleceu anteontem, dia 4, aos 84 anos. Destacada mulher da cultura, escritora e poetisa, é autora de uma extensa obra publicada – como Tatuagens, Cidadelas Submersas ou Minha Senhora de Mim – e realizou um importante percurso enquanto jornalista, com participação em diversos jornais e revistas.

Detentora de um rico e diversificado percurso de vida, marcado por uma intervenção de resistência ao fascismo e de activismo em defesa da emancipação da mulher, foi ainda co-autora de as Novas Cartas Portuguesas, juntamente com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, que ficaram conhecidas como «As Três Marias». Esta obra, publicada em 1972, viria a ser alvo de censura e de julgamento das autoras.

Maria Teresa Horta foi ainda directora da Revista Mulheres, publicação pioneira na reflexão audaz sobre a igualdade e emancipação da mulher.

Como reconhecimento do seu contributo para a cultura e literatura portuguesas, recebeu diversas homenagens e foi distinguida, mais recentemente, em 2022, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade.

À sua família, o PCP expressou o seu maior pesar, e o mesmo fizeram o PEV e a URAP, com agradecimentos pelo seu contributo na luta pela democracia e liberdade.

Por ocasião do centenário do PCP, Maria Teresa Horta, a quem o Partido pediu um depoimento, decidiu dedicar-lhe o poema inédito Liberdade, cujos versos o Avante! aqui recorda:

 

Liberdade

Se exijo liberdade tenho firmeza

Se digo liberdade passo a mensagem

Se afirmo a liberdade vem a beleza

Se escrevo liberdade canto a coragem





Mais artigos de: Aconteceu

50 anos do 25 de Abril em Clermont-Ferrand

O Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, que começou no dia 31 em França, acolheu uma sessão especial que assinalou os 50 anos do 25 de Abril de 1974. A programação da sessão, que se realizou no dia 2, consistiu na exibição de dois filmes portugueses feitos após a revolução e que se debruçam sobre...

Posição histórica no andebol

Portugal terminou, no dia 2, em quarto lugar, o Campeonato do Mundo de andebol, depois de ser derrotado pela França, por 35-34. Em seis presenças na competição, este foi o melhor resultado de sempre da selecção portuguesa. O atleta português Francisco Costa, de 19 anos, foi eleito o melhor jogador jovem do Campeonato...

Ouro no judo

A judoca portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze, nos Jogos Olímpicos Paris2024, conquistou, no dia 2, a medalha de ouro na categoria -78 kg no Grand Slam de Paris, um dos torneios mais conceituados do circuito internacional. Na final, a atleta derrotou a ex-campeã mundial e medalha de prata nos últimos Jogos...

Hanami vence em Gotemburgo

O filme Hanami, da realizadora portuguesa Denise Fernandes, foi distinguido, no dia 1, com o prémio Ingmar Bergman no Festival de Cinema de Gotemburgo, na Suécia. De acordo com a organização, Hanami disputou o prémio internacional, destinado a primeiras obras, com sete outros candidatos, nos quais estava também On...