- Nº 2677 (2025/03/20)

China prevê mais desenvolvimento

Internacional

A China prossegue o seu desenvolvimento nos mais diversos sectores económicos e sociais. Na semana passada, no âmbito das duas sessões anuais, em Pequim, os dirigentes chineses avaliaram o desempenho do país em 2024 e delinearam objectivos para este ano.

A China destacou os progressos alcançados no país e reafirmou o seu foco no desenvolvimento económico e social centrado no povo.

No quadro das Duas Sessões (reuniões anuais da Assembleia Popular Nacional, o parlamento, e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, o órgão assessor máximo), os governantes fizeram o balanço dos resultados alcançados em 2024 e anunciaram as metas para este ano.

Participaram nos trabalhos o secretário-geral do Partido Comunista da China e presidente da República, Xi Jinping, e outros dirigentes do país.

Foi anunciado que, em resultado do desenvolvimento contínuo registado, a esperança de vida no país subiu em 2024 para 79 anos. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu cerca de cinco por cento.

O governo chinês apresentou as principais metas para 2025, entre as quais um novo crescimento do PIB à volta de cinco por cento e a criação de mais de 12 milhões de empregos em zonas urbanas.

Perante a terceira sessão da 14.ª Assembleia Popular Nacional, o primeiro-ministro Li Qiang disse que o presente ano é crucial para culminar o 14.º Plano Quinquenal (2021-2025). As políticas estão centradas no desenvolvimento de alta qualidade, na estabilidade económica e na melhoria do bem-estar social, vincou.