CDU formaliza listas e afirma-se como alternativa

Já são vá­rias as listas de can­di­datos da CDU apre­sen­tadas, nos úl­timos dias, para as elei­ções le­gis­la­tivas de 18 de Maio nos di­fe­rentes cír­culos (dis­tritos, re­giões au­tó­nomas e emi­gração).

«CDU é a força por­ta­dora de uma po­lí­tica al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda»


Foram já entregues em tribunal as listas da Coligação PCP-PEV nos círculos eleitorais de Bragança, Coimbra, Santarém, Viana do Castelo e Vila Real. Ontem foram entregues as listas nos distritos de Setúbal e de Lisboa (neste último caso, com a participação de Paulo Raimundo).

Além destas, a CDU já di­vulgou as listas de Cas­telo Branco, Porto, Eu­ropa e Fora da Eu­ropa, agen­dando, ainda, a apre­sen­tação nou­tros cír­culos, como é o caso de Por­ta­legre.

Todos os can­di­datos já apre­sen­tados (e os que ainda falta apre­sentar) são ho­mens e mu­lheres das mais va­ri­adas áreas, cada um com pro­funda li­gação à re­a­li­dade das res­pec­tivas re­giões e do País, com a ne­ces­sária de­ter­mi­nação e con­vicção de quem tem um pro­jecto a favor dos tra­ba­lha­dores, do povo e de Por­tugal.

Tal como se afirmou no co­mu­ni­cado da reu­nião do Co­mité Cen­tral do Par­tido de 17 de Março, «a CDU é a força por­ta­dora de uma po­lí­tica al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda», com os tra­ba­lha­dores na «va­lo­ri­zação dos [seus] di­reitos e […] sa­lá­rios», com os re­for­mados em de­fesa da me­lhoria das suas pen­sões, pela ga­rantia do di­reito à ha­bi­tação, contra a guerra e pela paz e co­o­pe­ração entre os povos.

Ao todo, cada uma das forças po­lí­ticas con­cor­rentes às elei­ções le­gis­la­tivas podem apre­sentar até 322 can­di­datos (efec­tivos e su­plentes), de­vendo apre­sentar as listas pe­rante o juiz pre­si­dente do tri­bunal de co­marca com sede na ca­pital do res­pec­tivo cír­culo. Além disso, todos os par­tidos que pre­tendam con­correr em co­li­gação devem re­gistá-la no Tri­bunal Cons­ti­tu­ci­onal até dia 6 de Abril – algo que a CDU já fez, no dia 21 de Março, con­cor­rendo com a de­sig­nação «CDU – Co­li­gação De­mo­crá­tica Uni­tária» e sigla «PCP-PEV».

 

Apelo de in­de­pen­dentes ao voto na CDU

O apoio à CDU vai cres­cendo a cada dia, e exemplo disso é o apelo «Os dias le­van­tados», da Ini­ci­a­tiva dos Co­muns, que já con­grega os nomes de 200 ci­da­dãos sem fi­li­ação par­ti­dária que de­claram pu­bli­ca­mente o seu voto na Co­li­gação.

«No pró­ximo dia 18 de Maio, as­su­mi­remos um com­pro­misso com a es­pe­rança em tempos que são di­fí­ceis. Ape­lamos a um voto certo e se­guro contra as de­si­gual­dades eco­nó­micas e o ne­o­li­be­ra­lismo, contra todas as de­rivas mi­li­ta­ristas e seus efeitos hu­ma­ni­tá­rios e am­bi­en­tais ne­fastos. Contra a ameaça fas­cista que o avanço da ex­trema-di­reita re­pre­senta, vo­ta­remos por um an­ti­fas­cismo com me­mória e fu­turo», des­taca-se no apelo.

No do­cu­mento, os subs­cri­tores apontam, ainda, áreas fun­da­men­tais nas quais é pre­ciso en­con­trar so­lu­ções, al­can­çá­veis com o re­forço da CDU, como a va­lo­ri­zação dos sa­lá­rios, a ga­rantia do di­reito à ha­bi­tação ou a de­fesa dos ser­viços pú­blicos (no­me­a­da­mente o SNS), da pro­pri­e­dade pú­blica de sec­tores es­tra­té­gicos, dos di­reitos das mu­lheres e da eco­logia po­lí­tica.

O apelo, que re­cu­pera o tí­tulo de ópera com texto do poeta e co­mu­nista Ma­nuel Gusmão, está aberto à subs­crição de ou­tros ci­da­dãos, me­di­ante pre­en­chi­mento de for­mu­lário no site da Ini­ci­a­tiva dos Co­muns.



Mais artigos de: Eleições

Prosseguir o trabalho em Palmela

Hoje, o Cine-Te­atro S. João acolhe, às 18h30, a apre­sen­tação de Ana Te­resa Vi­cente, 59 anos, ges­tora de em­presa, como a can­di­data da CDU a pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal (CM) de Pal­mela.

Futuro de confiança no Seixal

Paulo Silva, advogado, 59 anos, actual presidente da Câmara Municipal do Seixal, é o candidato da CDU à presidência desta Autarquia. Natural de Amora e residente em Corroios, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, com frequência de Pós-Graduação em Direito das Sociedades...

Luísa Conduto para elevar Silves a novos patamares

Luísa Conduto, 53 anos, natural de Mértola e residente desde sempre em São Bartolomeu de Messines, licenciada em Engenharia Agrária pela Faculdade de Engenharia e Recursos Naturais da Universidade do Algarve, é a candidata da CDU a presidente da Câmara Municipal de Silves (CMS). É professora do...

Carlos Rabaçal em Cascais

O candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Cascais (CMC) é Carlos Rabaçal, residente neste concelho há mais de 40 anos. Foi vereador na CMC e eleito na Assembleia Municipal de Cascais, sendo desde 2009 vereador na CM de Setúbal; tem uma vasta experiência de gestão autárquica nas...

Projecto para Montemor-o-Velho

Com a convicção de que é possível um concelho de Montemor-o-Velho mais justo, mais dinâmico e com um verdadeiro projecto de futuro, a CDU deu a conhecer que Daniel dos Reis Nunes, 35 anos, professor, é o seu candidato a presidente da Câmara Municipal. Natural de Verride, sempre teve a sua vida...

João Martins em Alter do Chão

A CDU anunciou que o seu candidato a presidente da Câmara Municipal (CM) de Alter do Chão é João Martins, 65 anos, técnico de telecomunicações reformado. É membro da Comissão Concelhia de Alter do Chão e da Direcção da Organização Regional de Portalegre do PCP e dos seus órgãos executivos. No...

Sessão em Mogadouro homenageia Manuel Pardal

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a CDU realizou em Mogadouro, no dia 22 de Março, uma sessão intitulada «Do 25 de Abril ao Poder Local Democrático – Lembrar Manuel Pardal», que foi presidente da 1.ª Comissão Administrativa em Mogadouro, um destacado militante comunista e um empenhado veterinário com...