- Nº 2679 (2025/04/3)

Encontro aponta soluções no sector automóvel

Trabalhadores

No dia 21, em Mangualde, 73 membros de comissões de trabalhadores e dirigentes e delegados sindicais da FIEQUIMETAL e dos seus sindicatos participaram no encontro «Sector automóvel – presente e futuro».

Em representação de milhares de trabalhadores das principais empresas do sector (como a VW Autoeuropa, a Horse Aveiro ou a Hutchinson), os participantes aprovaram uma resolução onde decidiram dar continuidade à luta, exigindo, entre outros: melhorar os salários e a fixação do salário mínimo no sector em 1000 euros; humanizar os ritmos de trabalho e introduzir pausas; pôr fim à precariedade; reduzir o horário de trabalho; o reconhecimento do desgaste rápido; 35 horas semanais; e tomar medidas para impedir o lay off fraudulento.

A resolução aponta, ainda, objectivos como a garantia da graduação dos processos de transição energética, adaptados à realidade e às necessidade do País e dos principais mercados, a incorporação de produto nacional, com o aproveitamento dos recursos naturais de Portugal, e a defesa dos interesses nacionais perante a UE e as multinacionais.