CDU – SOLUÇÕES PARA AS NOSSAS VIDAS
«afirmar os valores de Abril, reforçar a CDU»
Baixos salários e pensões, aumento do custo de vida, ataque aos direitos, degradação dos serviços públicos, dificuldades no acesso à saúde e à habitação, desvalorização da escola pública, desinvestimento público, uma limitada capacidade produtiva, aprofundamento da dependência, comprometimento da soberania são resultados da política de direita que sucessivos governos do PSD, PS e CDS levaram a cabo e que o Governo PSD/CDS prosseguiu e aprofundou. Governo PSD/CDS que contou com o apoio do Chega e IL e, nas questões essenciais dessa política, contou também com a cumplicidade e apoio do PS.
Hábil em operações de propaganda para encobrir a falta de resposta aos problemas nacionais, este foi e continua a ser, mesmo em gestão, o Governo ao serviço do grande capital, da submissão à UE e à NATO e do alinhamento com a corrida aos armamentos e a escalada militarista, de confrontação e guerra; o Governo que aprofundou as desigualdades e injustiças com os principais grupos económicos a obterem lucros escandalosos, em chocante contraste com os baixos salários e as baixas pensões.
Ora, é preciso um outro Governo e uma política alternativa, patriótica e de esquerda, que combata as desigualdades e injustiças, ponha fim ao favorecimento dos grupos económicos, garanta uma vida digna para os trabalhadores, os reformados e a juventude; que garanta a saúde, a habitação, a protecção social, a educação, a paz; que apoie as micro, pequenas e médias empresas e defenda e promova a produção nacional; promova o desenvolvimento e o progresso social do País.
Foi neste contexto que, na quinta-feira da semana passada, o PCP apresentou o seu compromisso eleitoral para as eleições legislativas de 18 de Maio.
Um compromisso que, confirmando a actualidade do programa eleitoral apresentado pelo PCP há um ano, contém um conjunto de medidas concretas e até imediatas, inseridas numa perspectiva de ruptura com a política que tem sido seguida e que opta pelo caminho alternativo de que o País tanto necessita. Uma política só possível de concretizar com a intensificação da luta de massas, o alargamento da unidade e convergência com democratas e patriotas, o reforço eleitoral da CDU e da afirmação do PCP como força indispensável.
É com este compromisso que o PCP e a CDU avançam para a batalha eleitoral que tem nas próximas eleições legislativas um momento particularmente importante, desenvolvendo um intenso programa de contacto com as populações, de esclarecimento e mobilização confiante para o voto na CDU.
Tudo isto ao mesmo tempo que se intensificam contactos na preparação das eleições autárquicas, que este ano vão ter lugar, se desenvolvem as sessões públicas da CDU de apresentação de candidatos como aconteceu em Setúbal e Serpa, com a participação do Secretário-Geral do PCP, e no Seixal e se desenvolve e amplia, por todo o País, uma grande jornada de esclarecimento e mobilização popular para o apoio à CDU.
Importanteslutas eleitorais que estão a desenvolver-se num mês marcado pelas comemorações do 25 de Abril (em que se integrou o almoço comemorativo, no domingo passado em Loures, com a participação de Paulo Raimundo) e que, sob o impulso da luta, nomeadamente das manifestações de 5 de Abril em Lisboa, Porto e Coimbra, convocadas pela CGTP-IN, se desenvolve a acção reivindicativa nas empresas e locais de trabalho e, a partir dessa acção, a preparação da grande jornada de luta do 1.º de Maio.
Do mesmo modo, desenvolve-se também a luta pela paz e de solidariedade com o povo palestiniano, no momento em que o imperialismo, particularmente os EUA, a NATO e a UE alimentam a corrida aos armamentos, instigam conflitos e focos de guerra e a reaccionária Administração Trump impõe a subida agravada das tarifas aduaneiras.
A quinze dias do 25 de Abril, afirmando os seus valores, importa dinamizar a presente batalha eleitoral para o reforço da CDU. CDU que é a força decisiva na defesa da liberdade e da democracia, do regime democrático e da Constituição da República.