Manifesto do PCP para desenvolver o Alentejo
A Direcção Regional do Alentejo (DRA) do Partido divulgou, na segunda-feira, o manifesto eleitoral dos comunistas da região.
Intitulado «O Alentejo tem futuro – mais CDU, vida melhor», o documento, afirma a DRA, constitui, em articulação com o compromisso eleitoral do PCP, uma «visão integrada de desenvolvimento para a região», que será complementado com os compromissos específicos de Portalegre, Évora, Beja e Litoral Alentejano.
O manifesto está dividido em 12 capítulos, que correspondem a áreas estratégicas de desenvolvimento e progresso social, passando por temas como melhores condições de vida, democracia, visão integrada de desenvolvimento, saúde, educação e formação, ciência e tecnologia, território, direitos e equipamentos, mobilidade, transportes e acessibilidades, agricultura, infra-estruturas e economia.
As propostas constantes no documento, sublinha a DRA, implica «uma ruptura com décadas de desinvestimento crónico», visando «dar resposta ao conjunto das necessidades sociais e económicas da região».
A DRA destaca, igualmente, um importante excerto do manifesto: «o Alentejo não é uma região pobre. Pelo contrário, tem inúmeras riquezas, começando pelo seu povo, a sua rica cultura e os seus recursos naturais e do subsolo, com condições para um desenvolvimento sustentado da região assente numa mudança de política».