- Nº 2683 (2025/04/30)

Viana do Alentejo

Breves Nacional

O Centro de Saúde de Viana do Alentejo está a ser alvo de obras de requalificação, num investimento de 900 mil euros, totalmente financiado pelas verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projecto, integrado na reforma dos cuidados de saúde primários, implica obras para requalificar, alargar (raio-x, sala de fisioterapia, saúde oral) e equipar esta unidade de saúde.

O objectivo é «reforçar a resposta dos cuidados de saúde em todas as suas vertentes de intervenção, nomeadamente na promoção da saúde, na prevenção da doença, no diagnóstico precoce, no tratamento adequado e na reabilitação», destacou a Câmara Municipal, de maioria CDU. A intervenção pretende «garantir que a população do concelho tenha um melhor acesso à prestação de cuidados de saúde primários, traduzindo-se numa melhoria dos serviços prestados e das condições de trabalho de todos os profissionais», informa, em comunicado.

Os trabalhos iniciaram-se com a implementação do plano de segurança e saúde, seguindo-se a montagem do estaleiro de obras, conforme a legislação em vigor.

Segundo a Câmara, também já foram efectuados trabalhos de demolição e remoção de materiais descontinuados e realizada a verificação da rede predial de distribuição de águas e da drenagem predial de águas residuais.

No município estão em construção duas novas unidades de saúde, a de Aguiar, orçada em quase 210 mil euros, e a de Alcáçovas, orçamentada em cerca de 236 mil euros, financiadas a 100 por cento pelo PRR.