Leão XIV é o novo Papa

O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito no dia 8 Papa, após eleição do colégio cardinalício, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.

Nascido em Chicago, Estados Unidos, Robert Francis Prevost tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.

Sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de Abril, aos 88 anos.

Nas primeiras palavras que dirigiu à multidão de fiéis que o aguardava na praça de São Pedro, agradeceu num discurso escrito o legado do seu antecessor e pediu ajuda para «construir pontes com o diálogo e o encontro», referindo-se a “um só povo” na procura da paz e de justiça.

Referindo-se à eleição do papa Leão XIV, o Secretário-Geral do PCP afirmou esperar que possa prosseguir o legado do Papa Francisco, lembrando que este deixou uma marca em vários planos, nomeadamente na defesa do ambiente, dos direitos sociais e da paz.

Para Paulo Raimundo, que falava aos jornalistas nesse mesmo dia à margem de uma acção de campanha da CDU em Faro, o novo Papa tem «uma grande responsabilidade que é a do legado do Papa anterior, do Papa Francisco, desde as questões da defesa do ambiente, das questões dos direitos sociais, das questões da paz». Um legado, frisou, que «é necessário continuar e cumprir».

 



Mais artigos de: Aconteceu

No Centenário de Luiz Pacheco (7 de Maio)

Luiz Pacheco nasceu a 7 de Maio de 1925, frequentou o curso de Filologia Românica da Faculdade de Letras de Lisboa, acabando por desistir devido a dificuldades financeiras. Publicou dezenas de artigos em vários jornais e revistas, incluindo o antigo Diário Popular e a Seara Nova, fundou a Editora Contraponto em 1950,...

Gaza está em toda a parte

Gaza está em toda a parte, é o mais recente livro de Alexandra Lucas Coelho, que reúne fotografias a cores, quase todas inéditas, e um conjunto de textos de géneros variados. Com apresentações em várias cidades (a primeira foi em Lisboa, no dia 2), a obra, com chancela da Caminho, resulta do trabalho da jornalista e...

Prémio Carreira da Trienal de Lisboa

A arquitecta paquistanesa Yasmeen Lari foi galardoada com o Prémio Carreira 2025, anunciou no dia 9 a Trienal de Arquitectura de Lisboa. Com uma carreira de mais de seis décadas, Yasmeen Lari ilustra bem o «papel que a arquitectura pode desempenhar na melhoria das condições de vida das pessoas, desafiando a...