Leão XIV é o novo Papa
O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito no dia 8 Papa, após eleição do colégio cardinalício, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, Robert Francis Prevost tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de Abril, aos 88 anos.
Nas primeiras palavras que dirigiu à multidão de fiéis que o aguardava na praça de São Pedro, agradeceu num discurso escrito o legado do seu antecessor e pediu ajuda para «construir pontes com o diálogo e o encontro», referindo-se a “um só povo” na procura da paz e de justiça.
Referindo-se à eleição do papa Leão XIV, o Secretário-Geral do PCP afirmou esperar que possa prosseguir o legado do Papa Francisco, lembrando que este deixou uma marca em vários planos, nomeadamente na defesa do ambiente, dos direitos sociais e da paz.
Para Paulo Raimundo, que falava aos jornalistas nesse mesmo dia à margem de uma acção de campanha da CDU em Faro, o novo Papa tem «uma grande responsabilidade que é a do legado do Papa anterior, do Papa Francisco, desde as questões da defesa do ambiente, das questões dos direitos sociais, das questões da paz». Um legado, frisou, que «é necessário continuar e cumprir».