- Nº 2685 (2025/05/15)

Sessão pelo direito à mobilidade

CDU

No dia 11, decorreu a sessão «Cumprir direitos com acesso à mobilidade», na Estação Sul e Sueste, Lisboa, na qual a candidata Mariana Silvavincou que «o direito à mobilidade é matéria central para o desenvolvimento sustentável».

A candidata lembrou que «a luta por mais e melhores transportes públicos não é de hoje» (recordando o combate de 20 anos pelo passe social intermodal) e que «se impõe uma mudança de paradigma na mobilidade», assente em mais investimento em transportes públicos colectivos e em dimensões como o ambiente e os direitos dos trabalhadores.

Paulo Raimundo referiu que, «para o PCP, é um orgulho imenso ter o PEV como aliado» na «CDU, espaço de construção colectiva», frisando que a «defesa do ambiente é uma matéria transversal que precisa de respostas transversais». Por isso, afirmou, «estamos profundamente empenhados em fazer regressar o PEV ao Parlamento».

Na sessão, apresentada por Joana Silva, também intervieram Filipe Lavrador, sobre as ineficiências em linhas ferroviárias como a de Cascais, Raquel Coelho, que apontou a falta de segurança para a circulação de ciclistas, e Cláudia Madeira, sobre o erro da aprovação da linha circular no Metro de Lisboa.