- Nº 2685 (2025/05/15)

Irão e EUA continuam ronda de negociações

Internacional

A quarta ronda de negociações indirectas entre a República Islâmica do Irão e os EUA sobre o programa nuclear iraniano terminou, no domingo, 11, em Mascate, capital de Omã. Este encontro seguiu-se a três outros que tiveram lugar nos dias 12, 19 e 26 de Abril, em Mascate e em Roma.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Ismail Baghaei, qualificou a ronda de conversações como «difícil, mas útil» e considerou «crucial» o papel de Omã na facilitação dos contactos entre as duas partes. Baghaei assinalou que estas conversações permitiram uma melhor compreensão das posições de cada parte e a exploração de vias «razoáveis e realistas» para resolver os pontos controversos. Apesar de ainda não ter sido alcançado um acordo definitivo, o diplomata iraniano destacou que se lograram «progressos na compreensão mútua» das posições. Informou ainda que as delegações, com a mediação de Omã, concordaram em manter o diálogo numa próxima reunião, cuja data e local serão comunicados posteriormente. E indicou que as conversações indirectas entre os EUA e o Irão prosseguem, mediante o intercâmbio de mensagens entre as duas partes, facilitado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã, Badr al-Busaidi.

De acordo com o responsável da diplomacia iraniana, Abas Araqchi, este quarto ciclo de diálogo foi «mais aprofundado» que os três anteriores, já que as partes deixaram os discursos gerais e entraram em aspectos técnicos. «Naturalmente, isto fez as conversações mais difíceis, mas também mais úteis», precisou.