Morreu Yuri Grigorovich
Nome maior do teatro e do bailado, Yuri Grigorovich, que dirigiu, em Moscovo, o histórico Teatro Bolshoi, morreu, no dia 19, aos 98 anos.
Nascido em 1927, Grigorovich formou-se na antiga Escola de Dança de Leninegrado, cidade onde nasceu e, aos 19 anos, entrou para no Teatro Kirov, do qual foi bailarino principal durante 18 anos.
Em 1957 destaca-se com a criação do bailado A Flor de Pedra, com música de Prokofiev, dando assim os primeiros passos como coreógrafo.
Aos 37 anos, em 1964, foi nomeado director do Teatro Bolshoi, onde se manteve durante 31 anos. Durante esse período, renovou os quadros da instituição, o seu corpo de dança e formou e revelou diversas gerações de artistas notáveis.
Ao longo da sua carreira, revisitou clássicos do bailado russo como O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes e criou peças que deram origem a outros clássicos como Spartacuse Ivan, o Terrível.
Após a saída do Bolshoi, fundou ainda a sua própria companhia em Krasnodar, acabando por regressar ao teatro emblemático moscovita, em 2008, como coreógrafo.